TURMA 52/ TARDE/ PROFª FERNANDA/20/06 - 22/06/2020 até 26/06/2020

ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL
IRMÃ CLÉSSIA NOME:
_______________________________________TURMA: ___________ PROFESSORA:
________________________________ DATA: 20/06/2020 |
Ciências.
Olhe o vídeo abaixo ele fala sobre os
estados da água que estudamos na última aula.
Agora
é com você faça uma experiência de um estado da água, pode ser de líquido para
gasoso, de gasoso para líquido ou líquido para sólido e depois relate no
caderno como foi a experiência e o que aconteceu com a água. Não esquece se for
utilizar alguma coisa de vidro ou fogo peça ajuda a um adulto não faça nada
sozinho, segurança em primeiro lugar.
Língua portuguesa.
Ler o texto e copiar só as atividades
para o caderno.
Educação física.
Hoje é você que irá reunir a família e
lançar um desafio ou convidar para jogar um jogo. Você é que manda!
Após escolher a atividade escreva no
caderno de português o dia de hoje e coloque educação física e descreva o que
vocês fizeram.
Artes.
Vamos utilizar as cores primárias para
fazer um lindo desenho sobre nossa escola.
Mas quais são as cores primárias? Você
se lembra?
São elas:
ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL
IRMÃ CLÉSSIA NOME:
_______________________________________TURMA: ___________ PROFESSORA:
________________________________ DATA: 22/06/2020 |
Olá queridos alunos (as)! Esta semana
será especial “Dia estadual da prevenção a violência escolar”. Vamos conversar
sobre este tema dentre outros!
Língua portuguesa.
Copiar no caderno o parágrafo com letra
cursiva (emendada) abaixo.
“A notícia subiu e
desceu rapidamente as escadas do colégio, atravessou as ruas do
bairro, transpôs a sala dos professores e chegou à sala da
diretora, que levantou e, em brado forte e retumbante, proclamou:
- Nossa escola é um símbolo de paz,
acolhimento e amor!”
Responda no caderno as
atividades.
As palavras destacadas indicam
pensamento, qualidades ou ações?
Essas palavras dão mais dinamismo à
cena. Por quê?
Observe a tirinha:
Na língua portuguesa o substantivo
varia de acordo com o número.
Copiar da tirinha acima, dois
substantivos escritos.
No singular:
No plural:
Na frase: “Ciências, História”,
as palavras destacadas estão apresentadas:
( ) plural e singular
( ) plural ( ) singular
( ) singular e plural
Faça uma produção textual sobre a
escola e coloque as palavras abaixo:
Violência – amizades – respeito –
elogiar
Ensino religioso.
Vamos ler alguns depoimentos de alunos
que sofreram bullying na escola.
“Quando L.B., 15 anos,
entrou na adolescência, uma deformação em sua face direita, fruto de uma doença
congênita, começou a motivar piadas por parte dos colegas, especialmente dos
meninos. Elas foram se tornando mais cruéis. “Me chamam de feia, boca torta e
até perguntam se eu estou grávida na bochecha”, conta a menina, que sofre sem
nenhum amparo do colégio estadual onde estuda desde janeiro, em São Paulo.
“Aproveitam para me humilhar quando os professores não estão olhando”, diz
L.B., que tenta esconder seu rosto com o cabelo. Tímida e sem amigos, ela
acredita que pode superar o problema submetendo-se a uma série de cirurgias
plásticas, já programadas. As cicatrizes das humilhações que sofre todos os
dias, no entanto, ficarão para sempre em sua memória”.
“Por quase uma década,
o administrador de empresas C.J., 28 anos, tinha medo até de atender o telefone
de casa. Os trotes dos colegas de classe eram um tormento. Ele se tornou alvo
constante de humilhações e ameaças simplesmente porque tirava notas altas e os
estudantes o achavam “bonzinho demais”. De uma cidade no litoral paulista,
mudou de colégio três vezes, mas sua fama migrava com ele. Ao esbarrar com
alguém que sabia de seu histórico, o roteiro do bullying se repetia. Várias
vezes, ele fingia estar doente para não ir à escola. Chegou até a desistir de
participar da viagem de formatura do colégio por medo. “Disseram que, se eu
fosse, a experiência seria um inferno”, rememora. Apesar de hoje levar uma vida
normal, o administrador ainda guarda as sequelas. “Quando vejo um grupo rindo
do meu lado, acho que é comigo “, ele diz”.
“Há mais de um ano, o
gaúcho M.T., 14 anos, tornou-se alvo de ofensas anônimas em redes sociais. Dois
meses depois, as humilhações deixaram o ambiente virtual. Numa festa, o garoto
apanhou de um colega mais velho diante de toda a turma. O próprio agressor
identificou-se como o autor dos xingamentos on-line. “Passei a ser perseguido
por todo o grupo dele. Até os meus amigos estão com medo de andar comigo”,
conta. Procurada pelos pais, a direção do colégio particular onde ele estuda,
em Porto Alegre, só deu atenção ao caso quando soube que estava prestes a parar
na polícia. A única providência foi reunir agressor e vítima para que selassem
as pazes. M.T. continua sendo agredido, e a escola limitou-se a sugerir que os
pais contratassem um segurança particular”.
Fonte:
veja.abril.com.br
Responda no caderno.
O que os três depoimentos têm em
comum?
Qual o depoimento te sensibilizou mais.
Justifique sua resposta.
A escola particular tomou a iniciativa
de vítima e agressor selassem as pazes. Você acha que isso foi o suficiente? Na
sua opinião como a escola deveria ter trabalhado esta questão?
O bullying se tornou um problema social
que deixa muitas sequelas negativas nas pessoas que vivenciaram. Temos que ter
empatia pelo outro, não devemos jamais fazer algo do qual não se quer pra si,
não é legal e muito menos brincadeira. Nossa escola é acolhedora e quer que os
educandos façam o mesmo para que, todos se sintam bem na escola. Que os alunos
venham para aprender, trocar experiências e ensinar empatia, respeito e
solidariedade.
Agora você irá fazer uma dobradura
seguindo o vídeo abaixo.
Vocês irão fazer os bonequinhos do
jeito que conseguir. Neles escreverão palavras que valorizam a escola e seus
colegas. As atitudes que pode e não pode ter na escola. Pode colar no caderno
ou por na pasta.
Educação física.
Convide a família e vamos jogar stop.
Cada participante irá escolher um sentimento (exemplo: amor, amizade,
respeito), depois é só atirar a bola para cima e dizer um sentimento aquele que
escolheu irá segurar a bola e gritar stop, dará três passos e vai jogar a bola
na pessoa mais próxima, esta por sua vez irá atirar a bola e escolher outro
sentimento. Quando a pessoa for atirar a bola para cima as outras fazem um
círculo em volta dela.
ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL
IRMÃ CLÉSSIA NOME:
_______________________________________TURMA: ___________ PROFESSORA:
________________________________ DATA: 23/06/2020 |
Matemática.
Copiar no caderno as atividades.
Valor absoluto e valor relativo
Valor absoluto é o valor próprio do
algarismo, independente do lugar que ocupa. Em 257 o valor absoluto do 7 é 7,
do 5 é 5 e do 2 é 2.
Valor relativo é o valor que o
algarismo tem de acordo com a posição que ele ocupa no número. Em 257, o valor
relativo do 7 é 7 unidades, do 5 é 50 (5dezenas) e do 2 é 200 (2
centenas).
Dar o valor absoluto e o valor relativo
de cada número destacado.
Exemplo: 237 = V.A.=3
V. R.= 30 (3 dezenas).
265 =
1.894 =
2.947 =
3.808 =
19.203 =
953.368 =
24.533 =
324.189.63 =
13.407 =
3.648.720 =
Completar a tabela abaixo.
Metade |
Dobro |
Triplo |
Quádruplo |
|
1.348 |
||||
2.576 |
||||
3.454 |
||||
1.987 |
||||
2.930 |
Fazer a atividade no caderno.
Resolva as adições.
853 + 946 =
3.463 + 2.174 =
23.459 + 4.407 =
18.864 + 31.300 =
346.791 + 52.749 =
607.472 + 246.590 =
108.342.045 + 206.119.403 =
Faça a atividade no caderno.
Geografia.
Copiar o texto no caderno e na próxima
aula terá atividades.
É preciso se orientar.
Os seres humanos habitam a Terra há milhões e milhões de anos. Desde os
primeiros tempos sentiram que precisavam encontrar um jeito de se orientar, ou
seja, já que muitas vezes precisavam caçar ou buscar plantas e raízes em
lugares distantes de onde ficava o reto do grupo a que pertenciam.
Aos poucos começaram a olhar o céu e, ali encontraram uma boa resposta:
OS ASTROS.
Um deles, o Sol, foi o que mais lhes chamou a atenção. Observando-o, foi
possível, por exemplo, começar a contar a passagem de dias, a conhecer o ciclo
das plantas, a definir as estações do ano e as temporadas da caça.
O Sol passou a ser tão importante, que alguns povos antigos chegaram a
considera-lo um verdadeiro deus.
Os sinais encontrados pelo homem para ajudar sua orientação são chamados
de pontos de referências.
O Sol é considerado o primeiro ponto de referência encontrado pelos
homens para se localizar no mundo.
Todos nós já observamos (ao menos uma vez) que o Sol nasce no horizonte.
Ao lugar onde o Sol nasce damos o nome de nascente ou oriente. O
lado da nascente é o Leste.
À tarde, o Sol se põe no lado oposto à nascente. A essa local, damos o
nome de poente ou ocidente. O lado do poente é o Oeste.
Ora, você acabou de descobrir que se orientar não é tão difícil assim.
Faça essa experiência em casa: acorde cedo um dia, observe onde o Sol está
nascendo e estenda o braço direito em sua direção. Pronto, você terá o Leste.
No outro lado, ou seja, o do braço esquerdo, estará o Oeste. À sua frente
estará o norte e às suas costas, o sul.
Norte, sul, leste e oeste são os pontos cardeais. Eles podem ser
abreviados pelas letras N, S, L e O, respectivamente.
Também existem os pontos colaterais, que facilitam ainda mais
nossa orientação:
Nordeste (NE): entre o norte e o leste;
Noroeste (NO): entre o norte e o oeste;
Sudeste (SE): entre o sul e o leste;
Sudoeste (SO): entre sul e o oeste.
Podemos reunir os pontos cardeais e os colaterais e representa-los numa
figura.
Ela se chama rosa dos ventos e serve para indicar o sentido dos pontos
de orientação.
Além da rosa dos ventos, existem outras formas de se orientar e
localizar os pontos cardeais: pelo Cruzeiro do Sul e pela bússola.
O Cruzeiro do Sul é uma constelação, isto é, um conjunto de estrelas que
ficam próximas umas das outras. Ela recebeu esse nome porque sua forma lembra
uma cruz. É uma constelação muito bonita e só é visível na parte sul de nosso
planeta.
A orientação pelos astros, seja o Sol, seja o Cruzeiro do Sul, nem
sempre é possível. Dependendo da hora e das condições do tempo. Assim, os
chineses acabaram inventando um instrumento, a Bússola, que ajuda as
pessoas a se orientarem em qualquer situação.
A bússola possui um ímã em forma de agulha. Essa agulha sempre aponta o
Norte. Ora, sabendo onde está o norte e conhecendo os outros pontos cardeais,
fica fácil se orientar.
Um novo Componente Curricular aparecerá em suas aulas. Produções Interativas.
NESTA SEMANA VAMOS TRABALHAR COM OBSERVAÇÕES, NADA DE REGISTROS PARA PRODUÇÕES INTERATIVAS.
Você sabe o que é um diário?
Diário é o registro ou anotações do que se faz ou do que acontece todos os dias; cotidiano.
Na tirinha abaixo podemos observar a Mafalda escrevendo no seu diário.
Na internet encontramos alguns livros e filmes que os personagens relatam o seu dia a dia.
Você pode assistir ou ler, tenho certeza que irá adorar!
Abaixo algumas sugestões:
Filmes – Diário de um Banana / O diário de Mika
Livros- O diário escondido da Serafina/ O diário de uma aranha/ Diário de um banana/ O diário de Davi
Sites- Blog da vovó, uma senhora que conta na internet sua experiência com a internet.
TAREFA DA SEMANA:
- Durante essa semana você irá observar o seu dia a dia, seus sentimentos, opiniões, lugares que frequenta... Não é necessário relatar por escrito, apenas tire um tempo para analisar o que você tem feito durante os dias. Tenho certeza que irá se surpreender com tudo que acontece e que muitas vezes você nem percebia.
BOM TRABALHO!
ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL
IRMÃ CLÉSSIA NOME:
_______________________________________TURMA: ___________ PROFESSORA:
________________________________ DATA: 24/06/2020 |
Matemática.
Realizar as
atividades no caderno.
Complete com o número
antecessor e sucessor.
______ 6.000
______ _____ 8.349 ______
_____ 5.905 ______
_____ 10.300
_____ _____ 25.780
______ _____ 57.981 ______
_____ 999 ______
_____ 104.840 _____
_____ 423.190
_____
_____ 508.300 _____
______ 754.525 _____
_____ 6.009 _____
____ 38.389.600
____ _____ 78.936.079 _____
____ 40.199.004 ____
___ 206.337.492 ____
____ 560.125.895 _____
____ 100.324.709 ____
Efetuar as operações
com atenção.
1253 X 4 =
9800 – 453
=
9543 X 5 =
8456 – 5269
=
6732 X 6 =
6993 – 547
=
3920 X 7 =
7500 – 2424
=
6582 + 3214 =
8634 : 6 =
7123 + 9874 =
6987 : 3 =
9635 + 3655 =
8446 : 4 =
63242 + 6337 =
4570 : 5 =
Responder com um X na
alternativa correta:
No número 23.140 o
valor relativo de 1 é:
1
10 100
O valor absoluto de 3
no número 3.524 é:
3.000
300 3
15.220 o número 5 no
valor relativo é:
500
5.000 50
A 4º ordem do número
3.418 pertence a classe:
Unidade
milhares milhões
A 3º classe do número
340.482.104 pertence:
Milhões
milhares unidades simples
Escrever o valor
absoluto e o valor relativo dos números sublinhados.
587 =
1.380 =
6. 790 =
12 =
144 =
328 =
2.000 =
5.609 =
12.375 =
3.890 =
7.453 =
10.567 =
46.894 =
234 =
356 =
789 =
Agora separar os
números da atividade anterior em dois grupos: números pares e
ímpares.
ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL
IRMÃ CLÉSSIA NOME:
_______________________________________TURMA: ___________ PROFESSORA:
________________________________ DATA: 25/06/2020 |
Ciências.
Observe a pirâmide
alimentar abaixo.
Hoje nós sabemos que
os alimentos nos ajudam a manter nosso corpo saudável. Outra prática que ajuda
bastante é praticar exercícios físicos. Sei que muitos não gostam de comer
verduras, frutas e salada e também não podemos esquecer de tomar água para
nossa hidratação. Vamos fazer um esforço pois no cenário atual é necessário
cuidar da nossa saúde.
Nossa escola é um
lugar de acolhimento e respeito.
Quem espera a hora do
lanche chegar levanta a mão?
Pois é, a comidinha
das tias Carmem e Salete são deliciosas e feitas com muito amor. Muitas vezes
não estamos bem e depois da hora do lanche ganhamos mais energias e ficamos
felizes com tudo o amor recebi.
Nesta semana dedicada
a valorização da escolar como um ambiente de paz, não podia faltar a hora do
lanche.
Agora você irá
escrever os lanches que mais gosta de comer na escola.
Língua
portuguesa.
Copiar a fábula e as
atividades no caderno.
A reunião geral dos
ratos
Apesar dos ratos viverem numa casa
grande e confortável onde não lhes faltava comida, eles viviam com um medo
enorme do gato que também ali vivia.
Este gato não dava sossego aos ratos,
ele estava sempre perseguindo e os vigiando.
Até que um dia, o rato mais resoluto de
todos resolveu colocar um fim naquela história que os mantinha em permanente
vigia, e por isso convocou uma reunião onde todos poderiam opinar sobre a
melhor maneira de se livrarem do problema de vez.
E foi o que aconteceu. Durante essa
reunião, muitos foram os planos discutidos e deixados de lado por serem
insuficientes. Até que depois de algum tempo, quando a maioria já estava
desanimada, um rato jovem e com cara de esperto levantou-se e sugeriu:
- Vamos colocar uma sineta no pescoço
de gato, assim toda vez que ele se aproximar, a sineta tocará com o balanço do
seu andar e nós teremos tempo de fugir em segurança.
Todos os ratos adoraram a ideia,
bateram palmas de entusiasmo e suspiravam aliviados, pois o problema parecia
estar resolvido. Foi quando um rato velho que estava no canto ouvindo tudo
pensativo falou:
- O plano é muito inteligente, mas
falta esclarecer um simples detalhe, quem ficará com a tarefa de colocar a
sineta no pescoço do gato?
E todos abaixaram a cabeça desanimados
novamente.
Fábulas de Esopo
Moral: Pensar é uma
coisa, fazer é outra.
Responder:
Onde moravam os
ratos?
Qual era o grande
problema dos ratos?
O que um rato
resolveu fazer um dia?
Como foi o início da
reunião?
Quando tudo parecia
perdido:
( ) O gato
invadiu a reunião e espantou todos.
( ) um rato
jovem com cara de esperto teve uma grande ideia.
( ) os ratos
decidiram mudar de casa.
Qual foi a ideia do
rato jovem?
E como terminou a
reunião?
Explique a moral da
história?
Dentro da nossa
escola como podemos trazer o exemplo da história dos ratos?
Educação
física.
Vamos lá!
Convide alguém da
família e vamos começar a dançar. Para não ficar tão fácil vou deixar aqui
embaixo um vídeo e vamos ver se consegue fazer a coreografia certinho.
ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL
IRMÃ CLÉSSIA NOME:
_______________________________________TURMA: ___________ PROFESSORA:
________________________________ DATA: 26/06/2020 |
História.
Copiar o texto no
caderno, nas próximas aulas vamos realizar atividades.
Eles já estavam aqui
Quando os portugueses chegaram ao
Brasil, na época do descobrimento, já havia índios morando aqui? Sim, no Brasil
já existiam várias comunidades indígenas. Quando os portugueses desembarcaram
aqui, os índios estranharam aqueles homens barbudos, vestidos com roupas
largas, botas até os joelhos, com a cor da pele diferente da deles.
O escrivão da frota, Pero Vaz de
Caminha, disse em sua carta que eles ficaram assustados. Ninguém entendia
ninguém, ambos falavam línguas diferentes.
Os índios contam que eles acharam que
os portugueses eram amigos. Mas logo viram que eles vieram tomar suas terras e
ficar ricos à custa do trabalho deles. Na lógica, foram os índios que já habitavam
aqui, então, foram eles que descobriram a nossa terra!
Os portugueses fizeram dos índios
ajudantes. No início, ofereciam-lhes objetos que eram para eles grandes
novidades como: machados, colares, roupas, espingardas, espelhos, anzóis, etc.
A princípio eles lhes davam, depois eles passaram a ser forçados a trabalhar
como escravos. Cortavam árvores, limpavam os troncos e levavam até os navios ou
depósitos.
Quando os portugueses começaram a
escravizar os índios atacando as suas aldeias com armas de fogo, aí começou a
luta entre índios e brancos. Era uma luta muito desigual, o arco e flecha não
podiam competir com as armas de fogo. O índio saia sempre perdendo. Aqueles que
reagiam diretamente iam sendo mortos, massacrados pelos portugueses. Os índios
que aceitaram a conviver foram obrigados a abandonar seus costumes, e muitos
morreram de doenças dos brancos. Os que fugiram para o interior das terras
foram caçados como animais, levados presos e escravizados.
Hoje existe a Fundação Nacional de
Assistência ao Índio (FUNAI), que é uma instituição pública destinada a
proteger os índios e a defender seus interesses.
Calcula-se que, na época da chegada dos
portugueses, havia cerce de 5 milhões de índios nas terras brasileiras. Hoje
seus descendentes mal chegam a 300 mil. A luta dos índios por seus direitos
continuou ao longo desses 500 anos. Eles tentaram e ainda tentam conservar seus
costumes e suas terras.
Os índios deixaram para nós uma
lembrança cultural muito grande, por exemplo, a rede de dormir para descansar,
as jangadas e as canoas; na alimentação a mandioca, a banana, o milho, o
feijão, a batata-doce, o abacaxi, o amendoim; na habitação, a casa de pau a
pique, feita com paus cobertos de barro; instrumentos musicais como chocalhos,
tambores; palavras como Curitiba, Iguaçu guaraná, mandioca, jacaré e
jiboia.
Língua portuguesa.
Realizar as atividades no
caderno.
Escrever 15 palavras para cada acento:
agudo, circunflexo e til.
Descobrindo palavras. Faça como o
exemplo:
Oxigênio – gênio
Expressão –
Embarco –
Saxofone –
Excelente –
Taxímetro –
Extraterrestre –
Enfadado –
Atividade –
Preocupado –
Complete as palavras com GU ou
QU.
__ilhotina
es__isito
__ociente
a__arela
In__ilino
__indaste
Lin__arudo
__ilômetro
__alidade
__erra
Em__içado
bilin__e
Es__adra
pan__eca
__arteto
za__eiro
Es__imó
__erido
Vamos escrever frases de uma maneira
diferente.
Vocês irão pegar dois dados, para cada
número uma palavra:
1 – Escola
1 – empatia
2 – Paz
2
- amor
3 – Violência
3 -
prevenção
4 – Bullying
4 - alegria
5 – Amigos
5 - acolhimento
6
– Respeito
6 – atitudes
Como
irá funcionar: vocês irão escolher um dado para cada palavra lista de palavras.
Depois vão jogar o primeiro e ver o número que irá cair corresponde a palavra
que terá na frase e depois jogar o segundo dado que a outra palavra irá
complementar a frase. Então as duas palavras que cair correspondentes ao dado
terão que aparecer na mesma frase. Use toda sua criatividade e pensa na escola
e amigos. Vou colocar aqui um modelo de dado caso não tenha em casa pode
confeccionar.
Comentários
Enviar um comentário