TURMA 51/ MANHÃ/ PROFª CAMILA /20/06 - 22/06/2020 até 26/06/2020

ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL IRMÃ CLÉSSIA NOME: _______________________________________TURMA: ___________ PROFESSORA: ________________________________ DATA: 20/06/2020 |
Ciências.
Olhe o vídeo abaixo ele fala sobre os estados da água que estudamos na última aula.
Agora é com você faça uma experiência de um estado da água, pode ser de líquido para gasoso, de gasoso para líquido ou líquido para sólido e depois relate no caderno como foi a experiência e o que aconteceu com a água. Não esquece se for utilizar alguma coisa de vidro ou fogo peça ajuda a um adulto não faça nada sozinho, segurança em primeiro lugar.
Língua portuguesa.
Ler o texto e copiar só as atividades para o caderno.
Educação física.
Hoje é você que irá reunir a família e lançar um desafio ou convidar para jogar um jogo. Você é que manda!
Após escolher a atividade escreva no caderno de português o dia de hoje e coloque educação física e descreva o que vocês fizeram.
Artes.
Vamos utilizar as cores primárias para fazer um lindo desenho sobre nossa escola.
Mas quais são as cores primárias? Você se lembra?
São elas:
ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL IRMÃ CLÉSSIA NOME: _______________________________________TURMA: ___________ PROFESSORA: ________________________________ DATA: 22/06/2020 |
Olá queridos alunos (as)! Esta semana será especial “Dia estadual da prevenção a violência escolar”. Vamos conversar sobre este tema dentre outros!
Língua portuguesa.
Copiar no caderno o parágrafo com letra cursiva (emendada) abaixo.
“A notícia subiu e desceu rapidamente as escadas do colégio, atravessou as ruas do bairro, transpôs a sala dos professores e chegou à sala da diretora, que levantou e, em brado forte e retumbante, proclamou:
- Nossa escola é um símbolo de paz, acolhimento e amor!”
Responda no caderno as atividades.
As palavras destacadas indicam pensamento, qualidades ou ações?
Essas palavras dão mais dinamismo à cena. Por quê?
Observe a tirinha:
Na língua portuguesa o substantivo varia de acordo com o número.
Copiar da tirinha acima, dois substantivos escritos.
No singular:
No plural:
Na frase: “Ciências, História”, as palavras destacadas estão apresentadas:
( ) plural e singular ( ) plural ( ) singular ( ) singular e plural
Faça uma produção textual sobre a escola e coloque as palavras abaixo:
Violência – amizades – respeito – elogiar
Ensino religioso.
Vamos ler alguns depoimentos de alunos que sofreram bullying na escola.
“Quando L.B., 15 anos, entrou na adolescência, uma deformação em sua face direita, fruto de uma doença congênita, começou a motivar piadas por parte dos colegas, especialmente dos meninos. Elas foram se tornando mais cruéis. “Me chamam de feia, boca torta e até perguntam se eu estou grávida na bochecha”, conta a menina, que sofre sem nenhum amparo do colégio estadual onde estuda desde janeiro, em São Paulo. “Aproveitam para me humilhar quando os professores não estão olhando”, diz L.B., que tenta esconder seu rosto com o cabelo. Tímida e sem amigos, ela acredita que pode superar o problema submetendo-se a uma série de cirurgias plásticas, já programadas. As cicatrizes das humilhações que sofre todos os dias, no entanto, ficarão para sempre em sua memória”.
“Por quase uma década, o administrador de empresas C.J., 28 anos, tinha medo até de atender o telefone de casa. Os trotes dos colegas de classe eram um tormento. Ele se tornou alvo constante de humilhações e ameaças simplesmente porque tirava notas altas e os estudantes o achavam “bonzinho demais”. De uma cidade no litoral paulista, mudou de colégio três vezes, mas sua fama migrava com ele. Ao esbarrar com alguém que sabia de seu histórico, o roteiro do bullying se repetia. Várias vezes, ele fingia estar doente para não ir à escola. Chegou até a desistir de participar da viagem de formatura do colégio por medo. “Disseram que, se eu fosse, a experiência seria um inferno”, rememora. Apesar de hoje levar uma vida normal, o administrador ainda guarda as sequelas. “Quando vejo um grupo rindo do meu lado, acho que é comigo “, ele diz”.
“Há mais de um ano, o gaúcho M.T., 14 anos, tornou-se alvo de ofensas anônimas em redes sociais. Dois meses depois, as humilhações deixaram o ambiente virtual. Numa festa, o garoto apanhou de um colega mais velho diante de toda a turma. O próprio agressor identificou-se como o autor dos xingamentos on-line. “Passei a ser perseguido por todo o grupo dele. Até os meus amigos estão com medo de andar comigo”, conta. Procurada pelos pais, a direção do colégio particular onde ele estuda, em Porto Alegre, só deu atenção ao caso quando soube que estava prestes a parar na polícia. A única providência foi reunir agressor e vítima para que selassem as pazes. M.T. continua sendo agredido, e a escola limitou-se a sugerir que os pais contratassem um segurança particular”.
Fonte: veja.abril.com.br
Responda no caderno.
O que os três depoimentos têm em comum?
Qual o depoimento te sensibilizou mais. Justifique sua resposta.
A escola particular tomou a iniciativa de vítima e agressor selassem as pazes. Você acha que isso foi o suficiente? Na sua opinião como a escola deveria ter trabalhado esta questão?
O bullying se tornou um problema social que deixa muitas sequelas negativas nas pessoas que vivenciaram. Temos que ter empatia pelo outro, não devemos jamais fazer algo do qual não se quer pra si, não é legal e muito menos brincadeira. Nossa escola é acolhedora e quer que os educandos façam o mesmo para que, todos se sintam bem na escola. Que os alunos venham para aprender, trocar experiências e ensinar empatia, respeito e solidariedade.
Agora você irá fazer uma dobradura seguindo o vídeo abaixo.
Vocês irão fazer os bonequinhos do jeito que conseguir. Neles escreverão palavras que valorizam a escola e seus colegas. As atitudes que pode e não pode ter na escola. Pode colar no caderno ou por na pasta.
Educação física.
Convide a família e vamos jogar stop. Cada participante irá escolher um sentimento (exemplo: amor, amizade, respeito), depois é só atirar a bola para cima e dizer um sentimento aquele que escolheu irá segurar a bola e gritar stop, dará três passos e vai jogar a bola na pessoa mais próxima, esta por sua vez irá atirar a bola e escolher outro sentimento. Quando a pessoa for atirar a bola para cima as outras fazem um círculo em volta dela.
ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL IRMÃ CLÉSSIA NOME: _______________________________________TURMA: ___________ PROFESSORA: ________________________________ DATA: 23/06/2020 |
Matemática.
Copiar no caderno as atividades.
Valor absoluto e valor relativo
Valor absoluto é o valor próprio do algarismo, independente do lugar que ocupa. Em 257 o valor absoluto do 7 é 7, do 5 é 5 e do 2 é 2.
Valor relativo é o valor que o algarismo tem de acordo com a posição que ele ocupa no número. Em 257, o valor relativo do 7 é 7 unidades, do 5 é 50 (5dezenas) e do 2 é 200 (2 centenas).
Dar o valor absoluto e o valor relativo de cada número destacado.
Exemplo: 237 = V.A.=3 V. R.= 30 (3 dezenas).
265 = 1.894 =
2.947 = 3.808 =
19.203 = 953.368 =
24.533 = 324.189.63 =
13.407 = 3.648.720 =
Completar a tabela abaixo.
Metade | Dobro | Triplo | Quádruplo | |
1.348 | ||||
2.576 | ||||
3.454 | ||||
1.987 | ||||
2.930 |
Fazer a atividade no caderno.
Resolva as adições.
853 + 946 =
3.463 + 2.174 =
23.459 + 4.407 =
18.864 + 31.300 =
346.791 + 52.749 =
607.472 + 246.590 =
108.342.045 + 206.119.403 =
Faça a atividade no caderno.
Geografia.
Copiar o texto no caderno e na próxima aula terá atividades.
É preciso se orientar.
Os seres humanos habitam a Terra há milhões e milhões de anos. Desde os primeiros tempos sentiram que precisavam encontrar um jeito de se orientar, ou seja, já que muitas vezes precisavam caçar ou buscar plantas e raízes em lugares distantes de onde ficava o reto do grupo a que pertenciam.
Aos poucos começaram a olhar o céu e, ali encontraram uma boa resposta: OS ASTROS.
Um deles, o Sol, foi o que mais lhes chamou a atenção. Observando-o, foi possível, por exemplo, começar a contar a passagem de dias, a conhecer o ciclo das plantas, a definir as estações do ano e as temporadas da caça.
O Sol passou a ser tão importante, que alguns povos antigos chegaram a considera-lo um verdadeiro deus.
Os sinais encontrados pelo homem para ajudar sua orientação são chamados de pontos de referências.
O Sol é considerado o primeiro ponto de referência encontrado pelos homens para se localizar no mundo.
Todos nós já observamos (ao menos uma vez) que o Sol nasce no horizonte. Ao lugar onde o Sol nasce damos o nome de nascente ou oriente. O lado da nascente é o Leste.
À tarde, o Sol se põe no lado oposto à nascente. A essa local, damos o nome de poente ou ocidente. O lado do poente é o Oeste.
Ora, você acabou de descobrir que se orientar não é tão difícil assim. Faça essa experiência em casa: acorde cedo um dia, observe onde o Sol está nascendo e estenda o braço direito em sua direção. Pronto, você terá o Leste. No outro lado, ou seja, o do braço esquerdo, estará o Oeste. À sua frente estará o norte e às suas costas, o sul.
Norte, sul, leste e oeste são os pontos cardeais. Eles podem ser abreviados pelas letras N, S, L e O, respectivamente.
Também existem os pontos colaterais, que facilitam ainda mais nossa orientação:
Nordeste (NE): entre o norte e o leste;
Noroeste (NO): entre o norte e o oeste;
Sudeste (SE): entre o sul e o leste;
Sudoeste (SO): entre sul e o oeste.
Podemos reunir os pontos cardeais e os colaterais e representa-los numa figura.
Ela se chama rosa dos ventos e serve para indicar o sentido dos pontos de orientação.
Além da rosa dos ventos, existem outras formas de se orientar e localizar os pontos cardeais: pelo Cruzeiro do Sul e pela bússola.
O Cruzeiro do Sul é uma constelação, isto é, um conjunto de estrelas que ficam próximas umas das outras. Ela recebeu esse nome porque sua forma lembra uma cruz. É uma constelação muito bonita e só é visível na parte sul de nosso planeta.
A orientação pelos astros, seja o Sol, seja o Cruzeiro do Sul, nem sempre é possível. Dependendo da hora e das condições do tempo. Assim, os chineses acabaram inventando um instrumento, a Bússola, que ajuda as pessoas a se orientarem em qualquer situação.
A bússola possui um ímã em forma de agulha. Essa agulha sempre aponta o Norte. Ora, sabendo onde está o norte e conhecendo os outros pontos cardeais, fica fácil se orientar.
ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL IRMÃ CLÉSSIA NOME: _______________________________________TURMA: ___________ PROFESSORA: ________________________________ DATA: 24/06/2020 |
Um novo Componente Curricular aparecerá em suas aulas. Produções Interativas.
NESTA SEMANA VAMOS TRABALHAR COM OBSERVAÇÕES, NADA DE REGISTROS PARA PRODUÇÕES INTERATIVAS.
Você sabe o que é um diário?
Diário é o registro ou anotações do que se faz ou do que acontece todos os dias; cotidiano.
Na tirinha abaixo podemos observar a Mafalda escrevendo no seu diário.
Na internet encontramos alguns livros e filmes que os personagens relatam o seu dia a dia.
Você pode assistir ou ler, tenho certeza que irá adorar!
Abaixo algumas sugestões:
Filmes – Diário de um Banana / O diário de Mika
Livros- O diário escondido da Serafina/ O diário de uma aranha/ Diário de um banana/ O diário de Davi
Sites- Blog da vovó, uma senhora que conta na internet sua experiência com a internet.
TAREFA DA SEMANA:
- Durante essa semana você irá observar o seu dia a dia, seus sentimentos, opiniões, lugares que frequenta... Não é necessário relatar por escrito, apenas tire um tempo para analisar o que você tem feito durante os dias. Tenho certeza que irá se surpreender com tudo que acontece e que muitas vezes você nem percebia.
BOM TRABALHO!
Matemática.
Realizar as atividades no caderno.
Complete com o número antecessor e sucessor.
______ 6.000 ______ _____ 8.349 ______ _____ 5.905 ______
_____ 10.300 _____ _____ 25.780 ______ _____ 57.981 ______
_____ 999 ______ _____ 104.840 _____ _____ 423.190 _____
_____ 508.300 _____ ______ 754.525 _____ _____ 6.009 _____
____ 38.389.600 ____ _____ 78.936.079 _____ ____ 40.199.004 ____
___ 206.337.492 ____ ____ 560.125.895 _____ ____ 100.324.709 ____
Efetuar as operações com atenção.
1253 X 4 = 9800 – 453 =
9543 X 5 = 8456 – 5269 =
6732 X 6 = 6993 – 547 =
3920 X 7 = 7500 – 2424 =
6582 + 3214 = 8634 : 6 =
7123 + 9874 = 6987 : 3 =
9635 + 3655 = 8446 : 4 =
63242 + 6337 = 4570 : 5 =
Responder com um X na alternativa correta:
No número 23.140 o valor relativo de 1 é:
1 10 100
O valor absoluto de 3 no número 3.524 é:
3.000 300 3
15.220 o número 5 no valor relativo é:
500 5.000 50
A 4º ordem do número 3.418 pertence a classe:
Unidade milhares milhões
A 3º classe do número 340.482.104 pertence:
Milhões milhares unidades simples
Escrever o valor absoluto e o valor relativo dos números sublinhados.
587 =
1.380 =
6. 790 =
12 =
144 =
328 =
2.000 =
5.609 =
12.375 =
3.890 =
7.453 =
10.567 =
46.894 =
234 =
356 =
789 =
Agora separar os números da atividade anterior em dois grupos: números pares e ímpares.
ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL IRMÃ CLÉSSIA NOME: _______________________________________TURMA: ___________ PROFESSORA: ________________________________ DATA: 25/06/2020 |
Ciências.
Observe a pirâmide alimentar abaixo.
Hoje nós sabemos que os alimentos nos ajudam a manter nosso corpo saudável. Outra prática que ajuda bastante é praticar exercícios físicos. Sei que muitos não gostam de comer verduras, frutas e salada e também não podemos esquecer de tomar água para nossa hidratação. Vamos fazer um esforço pois no cenário atual é necessário cuidar da nossa saúde.
Nossa escola é um lugar de acolhimento e respeito.
Quem espera a hora do lanche chegar levanta a mão?
Pois é, a comidinha das tias Carmem e Salete são deliciosas e feitas com muito amor. Muitas vezes não estamos bem e depois da hora do lanche ganhamos mais energias e ficamos felizes com tudo o amor recebi.
Nesta semana dedicada a valorização da escolar como um ambiente de paz, não podia faltar a hora do lanche.
Agora você irá escrever os lanches que mais gosta de comer na escola.
Língua portuguesa.
Copiar a fábula e as atividades no caderno.
A reunião geral dos ratos
Apesar dos ratos viverem numa casa grande e confortável onde não lhes faltava comida, eles viviam com um medo enorme do gato que também ali vivia.
Este gato não dava sossego aos ratos, ele estava sempre perseguindo e os vigiando.
Até que um dia, o rato mais resoluto de todos resolveu colocar um fim naquela história que os mantinha em permanente vigia, e por isso convocou uma reunião onde todos poderiam opinar sobre a melhor maneira de se livrarem do problema de vez.
E foi o que aconteceu. Durante essa reunião, muitos foram os planos discutidos e deixados de lado por serem insuficientes. Até que depois de algum tempo, quando a maioria já estava desanimada, um rato jovem e com cara de esperto levantou-se e sugeriu:
- Vamos colocar uma sineta no pescoço de gato, assim toda vez que ele se aproximar, a sineta tocará com o balanço do seu andar e nós teremos tempo de fugir em segurança.
Todos os ratos adoraram a ideia, bateram palmas de entusiasmo e suspiravam aliviados, pois o problema parecia estar resolvido. Foi quando um rato velho que estava no canto ouvindo tudo pensativo falou:
- O plano é muito inteligente, mas falta esclarecer um simples detalhe, quem ficará com a tarefa de colocar a sineta no pescoço do gato?
E todos abaixaram a cabeça desanimados novamente.
Fábulas de Esopo
Moral: Pensar é uma coisa, fazer é outra.
Responder:
Onde moravam os ratos?
Qual era o grande problema dos ratos?
O que um rato resolveu fazer um dia?
Como foi o início da reunião?
Quando tudo parecia perdido:
( ) O gato invadiu a reunião e espantou todos.
( ) um rato jovem com cara de esperto teve uma grande ideia.
( ) os ratos decidiram mudar de casa.
Qual foi a ideia do rato jovem?
E como terminou a reunião?
Explique a moral da história?
Dentro da nossa escola como podemos trazer o exemplo da história dos ratos?
Educação física.
Vamos lá!
Convide alguém da família e vamos começar a dançar. Para não ficar tão fácil vou deixar aqui embaixo um vídeo e vamos ver se consegue fazer a coreografia certinho.
ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL IRMÃ CLÉSSIA NOME: _______________________________________TURMA: ___________ PROFESSORA: ________________________________ DATA: 26/06/2020 |
História.
Copiar o texto no caderno, nas próximas aulas vamos realizar atividades.
Eles já estavam aqui
Quando os portugueses chegaram ao Brasil, na época do descobrimento, já havia índios morando aqui? Sim, no Brasil já existiam várias comunidades indígenas. Quando os portugueses desembarcaram aqui, os índios estranharam aqueles homens barbudos, vestidos com roupas largas, botas até os joelhos, com a cor da pele diferente da deles.
O escrivão da frota, Pero Vaz de Caminha, disse em sua carta que eles ficaram assustados. Ninguém entendia ninguém, ambos falavam línguas diferentes.
Os índios contam que eles acharam que os portugueses eram amigos. Mas logo viram que eles vieram tomar suas terras e ficar ricos à custa do trabalho deles. Na lógica, foram os índios que já habitavam aqui, então, foram eles que descobriram a nossa terra!
Os portugueses fizeram dos índios ajudantes. No início, ofereciam-lhes objetos que eram para eles grandes novidades como: machados, colares, roupas, espingardas, espelhos, anzóis, etc. A princípio eles lhes davam, depois eles passaram a ser forçados a trabalhar como escravos. Cortavam árvores, limpavam os troncos e levavam até os navios ou depósitos.
Quando os portugueses começaram a escravizar os índios atacando as suas aldeias com armas de fogo, aí começou a luta entre índios e brancos. Era uma luta muito desigual, o arco e flecha não podiam competir com as armas de fogo. O índio saia sempre perdendo. Aqueles que reagiam diretamente iam sendo mortos, massacrados pelos portugueses. Os índios que aceitaram a conviver foram obrigados a abandonar seus costumes, e muitos morreram de doenças dos brancos. Os que fugiram para o interior das terras foram caçados como animais, levados presos e escravizados.
Hoje existe a Fundação Nacional de Assistência ao Índio (FUNAI), que é uma instituição pública destinada a proteger os índios e a defender seus interesses.
Calcula-se que, na época da chegada dos portugueses, havia cerce de 5 milhões de índios nas terras brasileiras. Hoje seus descendentes mal chegam a 300 mil. A luta dos índios por seus direitos continuou ao longo desses 500 anos. Eles tentaram e ainda tentam conservar seus costumes e suas terras.
Os índios deixaram para nós uma lembrança cultural muito grande, por exemplo, a rede de dormir para descansar, as jangadas e as canoas; na alimentação a mandioca, a banana, o milho, o feijão, a batata-doce, o abacaxi, o amendoim; na habitação, a casa de pau a pique, feita com paus cobertos de barro; instrumentos musicais como chocalhos, tambores; palavras como Curitiba, Iguaçu guaraná, mandioca, jacaré e jiboia.
Língua portuguesa.
Realizar as atividades no caderno.
Escrever 15 palavras para cada acento: agudo, circunflexo e til.
Descobrindo palavras. Faça como o exemplo:
Oxigênio – gênio
Expressão –
Embarco –
Saxofone –
Excelente –
Taxímetro –
Extraterrestre –
Enfadado –
Atividade –
Preocupado –
Complete as palavras com GU ou QU.
__ilhotina es__isito
__ociente a__arela
In__ilino __indaste
Lin__arudo __ilômetro
__alidade __erra
Em__içado bilin__e
Es__adra pan__eca
__arteto za__eiro
Es__imó __erido
Vamos escrever frases de uma maneira diferente.
Vocês irão pegar dois dados, para cada número uma palavra:
1 – Escola 1 – empatia
2 – Paz 2 - amor
3 – Violência 3 - prevenção
4 – Bullying 4 - alegria
5 – Amigos 5 - acolhimento
6 – Respeito 6 – atitudes
Como irá funcionar: vocês irão escolher um dado para cada palavra lista de palavras. Depois vão jogar o primeiro e ver o número que irá cair corresponde a palavra que terá na frase e depois jogar o segundo dado que a outra palavra irá complementar a frase. Então as duas palavras que cair correspondentes ao dado terão que aparecer na mesma frase. Use toda sua criatividade e pensa na escola e amigos. Vou colocar aqui um modelo de dado caso não tenha em casa pode confeccionar.