TURMA 43/ TARDE/ PROFª ANDRESA_AULAS_13_ATÉ_17/04/2020


ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL IRMÃ CLÉSSIAhttps://lh3.googleusercontent.com/-p9cHjwqXJBQ/AAAAAAAAAAI/AAAAAAAAAAA/AMW9IgehmQUJZOkni1rAvaGRZ8qPEOMjMg/mo/photo.jpg?sz=120
             Olá, turma 43!                                             
Continuando nossas atividades, copiem em seus cadernos correspondentes.
É PRECISO COPIAR E FAZER TODAS AS ATIVIDADES EM SEU CADERNO.
O que estiver entre parênteses ( ) não precisa copiar, pois é só um lembrete.

Faça com capricho e responsabilidade de sempre.
FAMÍLIA,
DÊ ATENÇÃO
AO SEU FILHO NESSA HORA,
POIS ELE VAI PRECISAR. VERIFIQUE
SE SUAS ATIVIDADES ESTÃO FEITAS CORRETAMENTE.
TENHO CERTEZA QUE ELE VAI ADORAR.
Ao voltarmos para a Escola eu olharei tudo com carinho.
Logo estaremos juntos! 

Abraços e Beijos!
Gravataí, 13 de abril de 2020.
Hoje é segunda-feira.
PORTUGUÊS
1) Copie e leia o texto com atenção:
O COELHINHO QUE NÃO ERA DA PÁSCOA
     Vivinho era um coelhinho branco, redondo e fofinho.
Todos os dias, Vivinho ia para a escola com seus irmãos.
    Aprendia a pular, aprendia a correr. Os coelhinhos foram
crescendo e chegou a hora de escolherem uma profissão.
    Os irmãos de Vivinho já tinham resolvido:
    - Eu vou ser coelho da Páscoa, como meu avô!
    - Eu vou ser coelho da Páscoa, como o meu bisavô!
   E todos queriam ser coelhos da Páscoa como o trisavô, 
o tataravô, como todos os seus avós.
   Só Vivinho não dizia nada. Os pais perguntavam, os irmãos indagavam:
   - E você, Vivinho? E você?
   - Bom - dizia Vivinho - Eu não sei o que quero. Mas sei que não quero
 ser coelho da Páscoa.
   O pai de Vivinho se espantou, a mãe se escandalizou:
   -Ooooohhhh!!!

Texto adaptado: Ruth Rocha
ALFABETIZAÇÃO CEFAPRO - PONTES E LACERDA/MT : História - O ...

















2) Responder:
a) Como Vivinho era?
b) O que Vivinho aprendia na escola?
c) Qual profissão que os irmãos de Vivinho escolheram?
d) Qual a reação dos pais de Vivinho ao saberem que ele 
não queria ser coelho da Páscoa?
e) Você concorda com a decisão de Vivinho? Por quê?
f) Qual a autora do texto?
g) Qual o título do texto?
h) Quantos parágrafos tem o texto?

3) Retirar do texto:
a) 2 palavras no diminutivo:
b) 2 substantivos comuns:
c) 1 substantivo próprio:
d) 2 palavras no plural:
e) 1 frase exclamativa:
f) 1 frase interrogativa:
g) 1 frase afirmativa:

4) Formar frases criativas com cada palavra:
Páscoa-
coelho-
ovo-
irmãos-
Escola-
branco-

MATEMÁTICA
1) Coloque o número romano correspondente:

  1. 2-
  2. 5-
  3. 10-
  4. 20-
  5. 12-
  6. 15-
  7. 1-
  8. 30-
  9. 22-
  10. 7-
2) Transforme os números naturais em números romanos:
a) 2-
b) 5-
c) 10-
d) 20-
e) 12-
f) 15-
g) 1-
h) 30-
i) 22-
j) 7-

3) Faça a tabuada em seu caderno do 0,1,2,3,4 e 5:


Gravataí, 13 de abril de 2020.
Hoje é segunda-feira.

CIÊNCIAS
1) Copiar, ler e compreender. 
(Quando voltarmos, retomaremos).
OS ALIMENTOS:
          Uma alimentação é boa quando proporciona ao organismo 
todas as substâncias de que ele necessita.
          Os alimentos classificam-se em três grupos: 
          CONSTRUTORES, ENERGÉTICOS E REGULADORES.

CONSTRUTORES - Alimentos ricos em proteína. Têm a função de 
fornecer matéria para construir o corpo, formando ossos, músculos, 
sangue, pele, cabelo, etc...
Exemplo: carnes, ovos, leites e seus derivados, feijão, ervilha, soja, etc...
Exemplo de refeição com alimentos construtores: sopa de lentilhas.
REGULADORES - Alimentos ricos em vitaminas e sais minerais. Ajudam no bom funcionamento do organismo, a fim de evitar as doenças. Regulam as funções do organismo.
Exemplo: sal de cozinha, peixe, leite, couve, amendoim, etc...
Conheça os alimentos reguladores - Mais Idade
ENERGÉTICOS - Alimentos ricos em energia.  Têm a função de fornecer ao corpo gorduras, açúcares e amido.
Exemplo: pães, frutas, arroz, feijão, batata, doces, etc...

· Uma alimentação equilibrada é a melhor forma de obter vitaminas e outras substâncias necessárias ao corpo. Uma boa alimentação proporciona ao organismo todas as substâncias que ele necessita.
· AS GORDURAS – São encontradas na banha de porco, no leite, na manteiga, no queijo, na margarina, no abacate, etc.
· OS AÇÚCARES – São encontrados nas frutas, nos cereais, na cana de açúcar, na beterraba, etc.
· O AMIDO – É encontrado nos cereais, na batata, na mandioca, no milho, etc...




Gravataí, 14 de abril de 2020
Hoje é terça-feira
RELIGIÃO:
Assista o vídeo com atenção e divirta-se:

Copie e leia com muita atenção:
(quando retornarmos retomamos)


 PÁSCOA: Significa a esperança e a renovação.
A ressurreição de Cristo, um dia de festa e muita alegria.
A páscoa é considerada uma das comemorações Cristãs mais importantes.

                                      OS SÍMBOLOS DA PÁSCOA


O Coelho: simboliza fertilidade e a esperança da vida nova.


O Ovo: a vida que irá nascer.


Vela: representa a luz do mundo.


Colomba Pascal: criado na Itália, é um pão doce em formato
de pomba, que simboliza a paz.


Peixe: É um símbolo Cristão que simboliza a vida.

Desenhe os símbolos da Páscoa no seu caderno:

PORTUGUÊS


Escreva o aumentativo e o diminutivo das palavras abaixo:
  1. amigo –
  2. colher –
  3. chinelo –
  4. coelho –
  5. fogo –
  6. bola –
  7. carro –
  8. macaco –


Completar as palavras com qua, que ou qui
____adrado _____brado fa____nha _____abo
____lidade pe____no _____rido _____brou

a_____rio _____ijo a_____lo a_____le

MATEMÁTICA

UNIDADE DE MILHAR
Vamos conhecer a partir de agora a classe dos milhares.
Pra lembrar já conhecemos as classes das unidades simples que são: centena, dezena e unidade.
Unidade de milhar começa no 1.000 e vai até 9.999’
Ex: 1.675
Lemos: mil seiscentos e setenta e cinco

Decompomos esse número assim:
1 unidade de milhar + 6 centenas + 7 dezenas + 5 unidades = 1.675

Como se lê os números das unidades de milhar? Já vamos treinando:
1.000 Mil
2.000 Dois mil
3.000 Três mil
4.000 Quatro mil
5.000 Cinco mil
6.000 Seis mil
7.000 sete mil
8.000 oito mil
9.000 nove mil

Escreva por extenso:
  1. 1.546-
  2. 3.015-
  3. 560-
  4. 800-
  5. XXI-
  6. VII-
  7. X-
  8. XXIV-
  9. 457-
  10. 2.000-
  11. 5.780-

Coloque o número correspondente:
  1. XX- 20
  2. IX- 
  3. XXII- 
  4. C-
  5. CII-
  6. XL-
  7. XXIII-
  8. CLX-
  9. VIII-
  10. V-

MATEMÁTICA
Gravataí, 15 de abril de 2020.
Hoje é quarta-feira.
RELEMBRANDO

Divisão exata:


1)     Copie e leia com atenção:
· Para compreendermos a divisão, vamos observar o 
exemplo abaixo:

- Leonardo está ajudando sua mãe a plantar sementes 
de flor em vasos. Eles têm 12 sementes para dividir 
igualmente entre 4 vasos.

OOO    OOO     OOO      OOO

- Para dividir 12 por 4 e descobrir o número de sementes 
que serão colocados em cada vaso, 
Leonardo usou a TABUADA do 4.
Veja:
- Devo procurar na tabuada do 4 uma multiplicação 
com resultado igual a 12.

4x0= 0 *
4x1= 4 
4x2= 8
4x3= 12     Então, Leonardo deverá colocar 3 sementes em cada vaso.
4x4= 16
4x5= 20
















OBSERVE O VÍDEO ABAIXO.


Arme e resolva as operações de divisão:

  1. 22 : 2=
  2. 32 : 4=
  3. 16 : 2=
  4. 24 : 4=
  5. 118 : 2=

Escreva os resultados das operações acima,  por extenso: 
-
-
-
-
-
-

Responda o que se pede: (antecessor vem antes do número, sucessor é depois do número)

  1. É o sucessor de uma dúzia ________________
  2. É o antecessor de 9+6 _______________
  3. É o sucessor de 6D + 9U ______________
  4. É o sucessor de 8+6 ________________
  5. É o antecessor de 41 ______________
  6. É o antecessor de 121 + 180 _______________
  7. É o sucessor de 899 ______________
  8. É o antecessor de duas centenas _________
  9. É o sucessor de 190 + 9 ___________
  10. É o antecessor de 596 ____________

Desenhar os relógios com as seguintes horas: 

  1. 2h
  2. 4h 30min
  3. 12h
  4. 7h30min
  5. 10h
  6. 1h 30min
  7. 8h
Rosa Negra – Google+ | Gif, Citações favoritas, Relogios

Compor os numerais:


a) 3D +7U= 37
b) 5C + 2U=
c) 1UM + 7U
d) 3UM + 8C + 2D=
e) 1D + 1U=
f) 2C + 9 D + 3U=
g) 8D=
h) 5UM=
i) 1C + 3U=


EDUCAÇÃO FÍSICA
Em sua casa, convide um responsável para fazer com você:
· Correr no lugar durante 40 segundos, descansar e correr novamente.
· 10 pulos com o pé direito.
· 10 pulos com o pé esquerdo.
· 10 polichinelos, descansa, mais 10 polichinelos.
· E agora crie mais exercícios com seus familiares.

ESTUDOS SOCIAIS

Gravataí,16 de abril de 2020.
Hoje é quinta – feira.
Copiar, ler e compreender. 
(Quando voltarmos, retomaremos)

SIGNIFICADO DA PALAVRA GRAVATAÍ
O nome da cidade tem origem numa espécie de bromélia, 
conhecida como gravatá. Em tupi – guarani, Gravatahy 
que significa rio (y) dos gravatás.
Bromelia Gravata -PE | Gravata

CARACTERÍSTICAS
Classificada como uma das cidades que mais cresce no Brasil, 
Gravataí destaca-se no cenário econômico, combinando 
crescimento e ampliação da qualidade de vida.
Tem três estradas estaduais e uma federal. Fica a 22 quilômetros 
de Porto Alegre e 15 minutos do Aeroporto Internacional Salgado Filho.

PONTOS TURÍSTICOS
· Igreja Matriz Nossa Senhora dosAnjos
· Colégio Dom Feliciano
· Prédio da Prefeitura Municipal
· Capela Santa Cruz
· Museu Municipal Agostinho Martha
· Casarão dos Fonseca


PORTUGUÊS
Gravataí,16 de abril de 2020.
Hoje é quinta – feira.
1) Ler com atenção o livro CADÊ TODO MUNDO
                                            É só clicar no link acima.
Cade todo Mundo? - YouTube
(Esse é um momento ótimo para seu responsável 
LER o livro com você, se possível)

2) Responder de acordo com o livro:
a) Qual o nome da história?
b) Qual o nome da autora?
c) A quem a autora do livro dedica essa história?
d) Por que o coelhinho Zezé não encontra ninguém na rua?
e) Escreva o que você aprendeu com essa história.

f) Qual foi a explicação da coruja ao ver o coelhinho Zezé chorando?
g) Escreva o nome de todos os amigos do coelhinho Zezé.
3) Faça um desenho em seu caderno sobre o livro.
4) Dê dois adjetivos para cada palavra:
a) Mundo-
b) Coelho-
c) Escola-
d) Criançada-
e) Professora-
f) Gato-
g) Pessoa-
h) Rato-
i) Cachorro-
j) Coruja-
k) Janela-
l) Casa-
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5) Copie as palavras da atividade 4 e passe para o plural.
a)
b)
c)
d)
e)
f)
g)

h)
i)
j)
k)
l)
6) Retire da história:
a) Todas as palavras com “ç”
b) Todas as palavras com “ss”
c) Todas as palavras com “lh”
d) Todas as palavras com “rr”

MATEMÁTICA
Gravataí,16 de abril de 2020.
Hoje é quinta – feira.
Responder:

  1. O triplo de 18 ________
  2. A metade de 100 ______
  3. 2 dezenas e 4 unidades _______
  4. O dobro de 207 ________
  5. O triplo de 130 ________
  6. 1 dúzia ________
  7. Meia dúzia ________
  8. 1 dezena _________
  9. O quádruplo de 10 _______
  10. Metade de 52 ________
Marque um x no local correto, se é par ou ímpar:
Número Par   Ímpar
200         X
45
28
99
800
406
309
902
584
145
ARTES
Gravataí, 17 de abril de 2020.

Hoje é
Faça um desenho sobre “a Páscoa do seus sonhos” e pinte. 
(Em uma folha de ofício para entregar quando retornarmos.)

MATEMÁTICA
1) Resolva as histórias matemáticas:
a) Um menino comprou 1 dezena de pirulitos. Deu 3 para seu irmão. Com quantos pirulitos ele ficou?
R-
-
-
b) Na sala de aula de João tem 32 meninas e o dobro de meninos. Quantos alunos tem na sala de João?
R-
-

-
-
c) Papai comprou 2 dúzias de laranjas. Já comemos 9 laranjas. Quantos laranjas ainda restam?
R-
-
-
d) Minha prima tem 35 livros. Eu tenho o triplo dela. Quantos livros eu tenho?
R-
-
-
e) Uma doceira vende bombons em caixa. Em cada caixa cabem 18 bombons. Quantos bombons ela precisará para completar 4 caixas?
R-
-
-
f) Minha turma fez 40 lembrancinhas para distribuir em 4 turmas. Quantas lembrancinhas cada turma receberá?
R-
-
-
-
g) Tenho 11 anos. Meu pai tem o triplo da minha idade, e minha avó tem o dobro do meu pai. Quantos anos temos os três juntos?
R-
-

-
-
2) Arme e efetue as operações:
a) 435 + 449=
b) 344 + 301=
c) 526 + 334=
d) 264 + 035=
e) 083 + 375=
f) 197 + 224=
g) 600 – 114=
h) 867 – 341=
i) 284 – 125=
j) 472 – 035=

k) 204 – 134=
l) 536 – 218=
m) 125 x 2=
n) 123 x 3=
o) 132 x 4=
p) 131 x 5=
q) 45 : 5=
r) 28 : 4=
s) 15 : 3=
t) 16 : 2=
1000 Best Cute Mice and Friends Gif images | Cute mouse, Friends ...
3) Copie os resultados da atividade 3 e escreva por extenso: 
(Peça para seu responsável conferir o resultado das suas 
operações, para sua escrita ficar correta)

Gravataí,17 de abril de 2020.
Hoje é sexta – feira.
PORTUGUÊS
1) Copie e leia o texto com atenção:
A natureza
     A natureza nos fornece muitas coisas importantes e essenciais para nossa sobrevivência.
        Ela disponibiliza, por exemplo, a água que bebemos, e nos fornece a terra para plantarmos as frutas, os legumes e as verduras que comemos.
            Além disso, são muitas as suas belezas.
            Você já reparou em como há lugares lindos de se ver?
          São cachoeiras, florestas, lagos, montanhas e muitos outros locais. É mesmo uma maravilha!
        Pena que muitas pessoas têm se esquecido de que precisamos cuidar de nosso planeta para que ele continue cuidando de nós. Concorda?
Pin de 7575claudio em gifs | Fotos do planeta terra, Terra do ...

2) Faça o que se pede, e responda as perguntas:
a) Circule no texto os sinais de pontuação que finalizam as frases.

b) Quais sinais de pontuação você encontrou no final das frases?
_
_
c) Quais coisas importantes a natureza nos fornece?
_
_

d) Quais as belezas da natureza?
_
_
e) O que você diria para às pessoas que não têm cuidado do nosso planeta?
_
_
_
3) Separe as sílabas, diga o número e classifique as palavras:
a) Natureza- Na- tu- re- za-  4- polissílaba
b) Importantes-
c) Água-
d) Ver-
e) Belezas-
f) Lindos-
g) Maravilha-
h) Nós-
i) Lindos-
j) Pessoas-
k) Concorda-
l) Planeta-
4) Escolha 6 palavras da atividade 3 e forme uma frase criativa com cada uma delas:
_
_
_

_
_
_

EDUCAÇÃO FÍSICA
Coloque uma linha no chão (aproximadamente 3 metros), caminhe por cima dela, vá e volte quantas vezes quiser.
Carrinho de mão: coloque suas mãos ao chão e peça para alguém pegar nos seus pés. Ande como um carrinho de mão. Depois troque com a pessoa que está com você, se possível.

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