TURMA 42/ MANHÃ/ PROFª LUCIANA_AULAS_13_ATÉ_17/04/2020

C:\Users\Administrador\Downloads\Foto Lu.jpg
Oi turma 42!


Continuando nossas atividades,
copiem em seus
cadernos correspondentes.
Essas são as novas aulas,
continuem
com o mesmo capricho e
responsabilidade de sempre.
O que estiver
entre parênteses ( )
não precisa copiar, pois
é só um lembrete.
FAMÍLIA,
DÊ ATENÇÃO
AO SEU FILHO NESSA HORA,
POIS ELE VAI PRECISAR. VERIFIQUE
SE SUAS ATIVIDADES ESTÃO FEITAS CORRETAMENTE.
TENHO CERTEZA QUE ELE VAI ADORAR.
Ao voltarmos para a escola,
eu olharei tudo com carinho.
Abraços e beijos!
Gravataí, 13 de abril de 2020.
Hoje é segunda-feira.
PORTUGUÊS
1) Copie e leia o texto com atenção:
O COELHINHO QUE NÃO ERA DA PÁSCOA
     Vivinho era um coelhinho branco, redondo e fofinho.
Todos os dias, Vivinho ia para a escola com seus irmãos.
    Aprendia a pular, aprendia a correr. Os coelhinhos foram
crescendo e chegou a hora de escolherem uma profissão.
    Os irmãos de Vivinho já tinham resolvido:
    - Eu vou ser coelho da Páscoa, como meu avô!
    - Eu vou ser coelho da Páscoa, como o meu bisavô!
   E todos queriam ser coelhos da Páscoa como o trisavô, 
o tataravô, como todos os seus avós.
   Só Vivinho não dizia nada. Os pais perguntavam, os irmãos indagavam:
   - E você, Vivinho? E você?
   - Bom - dizia Vivinho - Eu não sei o que quero. Mas sei que não quero
 ser coelho da Páscoa.
   O pai de Vivinho se espantou, a mãe se escandalizou:
   -Ooooohhhh!!!

Texto adaptado: Ruth Rocha
ALFABETIZAÇÃO CEFAPRO - PONTES E LACERDA/MT : História - O ...













2) Responder:
a) Como Vivinho era?
b) O que Vivinho aprendia na escola?
c) Qual profissão que os irmãos de Vivinho escolheram?
d) Qual a reação dos pais de Vivinho ao saberem que ele 
não queria ser coelho da Páscoa?
e) Você concorda com a decisão de Vivinho? Por quê?
f) Qual a autora do texto?
g) Qual o título do texto?
h) Quantos parágrafos tem o texto?

3) Retirar do texto:
a) 2 palavras no diminutivo:
b) 2 substantivos comuns:
c) 1 substantivo próprio:
d) 2 palavras no plural:
e) 1 frase exclamativa:
f) 1 frase interrogativa:
g) 1 frase afirmativa:

4) Formar frases criativas com cada palavra:
Páscoa-
Coelho-
Ovo-
Irmãos-
Escola-
Branco-

MATEMÁTICA
1) Coloque o número correspondente:
a) CCXX- 220
b) IX-
c) XXII-
d) MD-
e) D-
f) M-
g) XXI-
h) CCC-
i) XX-
j) VIII-
2) Escreva por extenso:
a) 1.546-
b) 3.015-
c) 560-
d) 800-
e) XXI-
f) VII-
g) XL-
h) XXIV-
i) 457-

j) 2.000-
3) Transforme os números naturais em números romanos:
a) 2-
b) 5-
c) 10-
d) 20-
e) 12-
f) 15-
g) 1-
h) 30-
i) 22-
j) 7-
4) Responder:
a) O triplo de 18 ________
b) A metade de 100 ______
c) 2 dezenas e 4 unidades _______
d) O dobro de 207 ________
e) O triplo de 130 ________
f) 1 dúzia ________
g) Meia dúzia ________
h) 1 dezena _________
i) O quádruplo de 10 _______
j) Metade de 52 ________

5) Faça a tabuada em seu caderno do 0,1,2,3,4 e 5:


Gravataí, 14 de abril de 2020
Hoje é terça-feira
Estudos Sociais:

ESTUDOS SOCIAIS
1) Copiar, ler e compreender. 
(Quando voltarmos, retomaremos)

SIGNIFICADO DA PALAVRA GRAVATAÍ
O nome da cidade tem origem numa espécie de bromélia, 
conhecida como gravatá. Em tupi – guarani, Gravatahy 
que significa rio (y) dos gravatás.
Bromelia Gravata -PE | Gravata

CARACTERÍSTICAS
Classificada como uma das cidades que mais cresce no Brasil, 
Gravataí destaca-se no cenário econômico, combinando 
crescimento e ampliação da qualidade de vida.
Tem três estradas estaduais e uma federal. Fica a 22 quilômetros 
de Porto Alegre e 15 minutos do Aeroporto Internacional Salgado Filho.

PONTOS TURÍSTICOS
· Igreja Matriz Nossa Senhora dosAnjos
· Colégio Dom Feliciano
· Prédio da Prefeitura Municipal
· Capela Santa Cruz
· Museu Municipal Agostinho Martha
· Casarão dos Fonseca

MATEMÁTICA
RELEMBRANDO

Divisão exata:
1)     Copie e leia com atenção:
· Para compreendermos a divisão, vamos observar o 
exemplo abaixo:

- Leonardo está ajudando sua mãe a plantar sementes 
de flor em vasos. Eles têm 12 sementes para dividir 
igualmente entre 4 vasos.

OOO OOO OOO OOO

- Para dividir 12 por 4 e descobrir o número de sementes 
que serão colocados em cada vaso, 
Leonardo usou a TABUADA do 4.
Veja:
- Devo procurar na tabuada do 4 uma multiplicação 
com resultado igual a 12.

4x0= 0 *
4x1= 4 
4x2= 8
4x3= 12     Então, Leonardo deverá colocar 3 sementes em cada vaso.
4x4= 16
4x5= 20
















2) Arme e resolva as operações de divisão:
a) 22 : 2=
b) 32 : 4=
c) 16 : 2=
d) 24 : 4=
e) 118 : 2=

3) Escreva os resultados das operações de divisão por extenso:
4) Escreva o que se pede:
a) É o sucessor de uma dúzia ________________
b) É o antecessor de 9+6 _______________
c) É o sucessor de 6D + 9U ______________
d) É o sucessor de 8+6 ________________
e) É o antecessor de 41 ______________
f) É o antecessor de 121 + 180 _______________
g) É o sucessor de 899 ______________
h) É o antecessor de duas centenas _________
i) É o sucessor de 190 + 9 ___________
j) É o antecessor de 596 ____________

5) Desenhar os relógios com as seguintes horas:
a) 2h 30min.
b) 4h 45min.
c) 12h
d) 17h 30min.
e) 22h
f) 14h 30min.
g) 20h
h) 18h 05min.
i) 7h 25min.
j) 13h 30min
Rosa Negra – Google+ | Gif, Citações favoritas, Relogios
6) Compor os numerais:
a) 3D +7U= 37
b) 5C + 2U=
c) 1UM + 7U
d) 3UM + 8C + 2D=
e) 1D + 1U=
f) 2C + 9 D + 3U=
g) 8D=
h) 5UM=
i) 1C + 3U=

EDUCAÇÃO FÍSICA
Em sua casa, convide um responsável para fazer com você:
· Correr no lugar durante 40 segundos, descansar e correr novamente.
· 10 pulos com o pé direito.
· 10 pulos com o pé esquerdo.
· 10 polichinelos, descansa, mais 10 polichinelos.
· E agora crie mais exercícios com seus familiares.
Clica aqui e vê algumas sugestões.

Gravataí, 15de abril de 2020.
Hoje é quarta-feira.

CIÊNCIAS
1) Copiar, ler e compreender. 
(Quando voltarmos, retomaremos).
OS ALIMENTOS:
          Uma alimentação é boa quando proporciona ao organismo 
todas as substâncias de que ele necessita.
          Os alimentos classificam-se em três grupos: 
          CONSTRUTORES, ENERGÉTICOS E REGULADORES.

CONSTRUTORES - Alimentos ricos em proteína. Têm a função de 
fornecer matéria para construir o corpo, formando ossos, músculos, 
sangue, pele, cabelo, etc...
Exemplo: carnes, ovos, leites e seus derivados, feijão, ervilha, soja, etc...
Exemplo de refeição com alimentos construtores: sopa de lentilhas.
REGULADORES - Alimentos ricos em vitaminas e sais minerais. Ajudam no bom funcionamento do organismo, a fim de evitar as doenças. Regulam as funções do organismo.
Exemplo: sal de cozinha, peixe, leite, couve, amendoim, etc...
Conheça os alimentos reguladores - Mais Idade
ENERGÉTICOS - Alimentos ricos em energia.  Têm a função de fornecer ao corpo gorduras, açúcares e amido.
Exemplo: pães, frutas, arroz, feijão, batata, doces, etc...

· Uma alimentação equilibrada é a melhor forma de obter vitaminas e outras substâncias necessárias ao corpo. Uma boa alimentação proporciona ao organismo todas as substâncias que ele necessita.
· AS GORDURAS – São encontradas na banha de porco, no leite, na manteiga, no queijo, na margarina, no abacate, etc.
· OS AÇÚCARES – São encontrados nas frutas, nos cereais, na cana de açúcar, na beterraba, etc.
· O AMIDO – É encontrado nos cereais, na batata, na mandioca, no milho, etc...

PORTUGUÊS
1) Ler com atenção o livro CADÊ TODO MUNDO
                                            É só clicar no link acima.
Cade todo Mundo? - YouTube
(Esse é um momento ótimo para seu responsável 
LER o livro com você, se possível)

2) Responder de acordo com o livro:
a) Qual o nome da história?
b) Qual o nome da autora?
c) A quem a autora do livro dedica essa história?
d) Por que o coelhinho Zezé não encontra ninguém na rua?
e) Escreva o que você aprendeu com essa história.

f) Qual foi a explicação da coruja ao ver o coelhinho Zezé chorando?
g) Escreva o nome de todos os amigos do coelhinho Zezé.
3) Faça um desenho em seu caderno sobre o livro.
4) Dê dois adjetivos para cada palavra:
a) Mundo-
b) Coelho-
c) Escola-
d) Criançada-
e) Professora-
f) Gato-
g) Pessoa-
h) Rato-
i) Cachorro-
j) Coruja-
k) Janela-
l) Casa-
Pin do(a) Hermínia Sousa em Gifs | Gifs, Animação e Animais
5) Copie as palavras da atividade 4 e passe para o plural.
a)
b)
c)
d)
e)
f)
g)

h)
i)
j)
k)
l)
6) Retire da história:
a) Todas as palavras com “ç”
b) Todas as palavras com “ss”
c) Todas as palavras com “lh”
d) Todas as palavras com “rr”

Gravataí,16 de abril de 2020.
Hoje é quinta – feira.
ARTES
1) Faça um desenho sobre “a Páscoa do seus sonhos” e pinte. (Em uma folha de ofício para entregar quando retornarmos)
MATEMÁTICA
1) Resolva as histórias matemáticas:
a) Um menino comprou 1 dezena de pirulitos. Deu 3 para seu irmão. Com quantos pirulitos ele ficou?
R-
-
-
b) Na sala de aula de João tem 32 meninas e o dobro de meninos. Quantos alunos tem na sala de João?
R-
-

-
-
c) Papai comprou 2 dúzias de laranjaS. Já comemos 9 laranjas. Quantos laranjas ainda restam?
R-
-
-
d) Minha prima tem 35 livros. Eu tenho o triplo dela. Quantos livros eu tenho?
R-
-
-
e) Uma doceira vende bombons em caixa. Em cada caixa cabem 18 bombons. Quantos bombons ela precisará para completar 4 caixas?
R-
-
-
f) Minha turma fez 40 lembrancinhas para distribuir em 4 turmas. Quantas lembrancinhas cada turma receberá?
R-
-
-
-
g) Tenho 11 anos. Meu pai tem o triplo da minha idade, e minha avó tem o dobro do meu pai. Quantos anos temos os três juntos?
R-
-

-
-

2) Marque um x no local correto, se é par ou ímpar:
Número Par Ímpar
200
45
28
99
800
406
309
902
584
145
3) Arme e efetue as operações:
a) 435 + 449=
b) 344 + 301=
c) 526 + 334=
d) 264 + 035=
e) 083 + 375=
f) 197 + 224=
g) 600 – 114=
h) 867 – 341=
i) 284 – 125=
j) 472 – 035=

k) 204 – 134=
l) 536 – 218=
m) 125 x 2=
n) 123 x 3=
o) 132 x 4=
p) 131 x 5=
q) 45 : 5=
r) 28 : 4=
s) 15 : 3=
t) 16 : 2=
1000 Best Cute Mice and Friends Gif images | Cute mouse, Friends ...
4) Copie os resultados da atividade 3 e escreva por extenso: 
(Peça para seu responsável conferir o resultado das suas 
operações, para sua escrita ficar correta)

Gravataí,17 de abril de 2020.
Hoje é sexta – feira.
ENSINO RELIGIOSO
1) Copie e leia com muita atenção: 
(Quando retornarmos, retomaremos).

PÁSCOA: Significa a esperança e a renovação. A ressurreição de Cristo, um dia de festa e muita alegria. A Páscoa é considerada uma das comemorações Cristãs mais importantes.
OS SÍMBOLOS DA PÁSCOA
O Coelho: simboliza fertilidade e a esperança da vida nova.
Desenhos de Pascoa para Colorir | Coelhinho da páscoa desenho ...
O Ovo: vida que irá nascer.
Coelhinho da Páscoa | Colorir Desenhos
Vela: representa a luz do mundo.
Símbolos da Páscoa para colorir e os seus significados

Colomba Pascal: criado na Itália, é um pão doce em formato de pomba, que simboliza a paz.
Colomba Pascoal Trufada. | Cliquetando
Peixe: É um símbolo Cristão que simboliza a vida.
Desenhos de Pascoa para colorir
PORTUGUÊS
1) Copie e leia o texto com atenção:
A natureza
     A natureza nos fornece muitas coisas importantes e essenciais para nossa sobrevivência.
        Ela disponibiliza, por exemplo, a água que bebemos, e nos fornece a terra para plantarmos as frutas, os legumes e as verduras que comemos.
            Além disso, são muitas as suas belezas.
            Você já reparou em como há lugares lindos de se ver?
          São cachoeiras, florestas, lagos, montanhas e muitos outros locais. É mesmo uma maravilha!
        Pena que muitas pessoas têm se esquecido de que precisamos cuidar de nosso planeta para que ele continue cuidando de nós. Concorda?
Pin de 7575claudio em gifs | Fotos do planeta terra, Terra do ...

2) Faça o que se pede, e responda as perguntas:
a) Circule no texto os sinais de pontuação que finalizam as frases.

b) Quais sinais de pontuação você encontrou no final das frases?
_
_
c) Quais coisas importantes a natureza nos fornece?
_
_

d) Quais as belezas da natureza?
_
_
e) O que você diria para às pessoas que não têm cuidado do nosso planeta?
_
_
_
3) Separe as sílabas, diga o número e classifique as palavras:
a) Natureza- Na- tu- re- za-4- polissílaba
b) Importantes-
c) Água-
d) Ver-
e) Belezas-
f) Lindos-
g) Maravilha-
h) Nós-
i) Lindos-
j) Pessoas-
k) Concorda-
l) Planeta-
4) Escolha 6 palavras da atividade 3 e forme uma frase criativa com cada uma delas:
_
_
_

_
_
_

EDUCAÇÃO FÍSICA
Coloque uma linha no chão (aproximadamente 3 metros), caminhe por cima dela, vá e volte quantas vezes quiser.
Carrinho de mão: coloque suas mãos ao chão e peça para alguém pegar nos seus pés. Ande como um carrinho de mão. Depois troque com a pessoa que está com você, se possível.
3 Desafios com Fita Crepe

Então,galerinha!
Finalizamos mais uma semana de estudos. 
Se ficarem em dúvida em alguma atividade, 
marquem com asterisco, porque na volta retomaremos.


ACREDITO EM VOCÊS!
SAUDADES!

PRÔ: LU





Mensagens populares deste blogue

Encontre sua Turma!

Encontre a sua Turma para etapa 20/04 até 24/04

Encontre a sua Turma para etapa de 01/06 até 05/06