TURMA 41/ MANHÃ/ PROFª GRAZIELA_AULAS_13_ATÉ_17/04/2020
Continuando nossas atividades,
copiem em
seus
cadernos correspondentes.
Essas são as novas aulas,
continuem
com o mesmo capricho e
responsabilidade de sempre.
O que estiver
entre parênteses ( )
não precisa copiar, pois
é só um lembrete.
FAMÍLIA,
DÊ ATENÇÃO
AO SEU FILHO NESSA HORA,
POIS ELE VAI PRECISAR. VERIFIQUE
SE SUAS ATIVIDADES ESTÃO FEITAS CORRETAMENTE.
TENHO CERTEZA QUE ELE VAI ADORAR.
Ao voltarmos para a escola,
eu olharei tudo com carinho.
Abraços e beijos!
Gravataí, 13 de abril de
2020.
Hoje é segunda-feira.
PORTUGUÊS
1) Copie e leia o texto com atenção:
O COELHINHO QUE NÃO ERA DA PÁSCOA
Vivinho era um coelhinho branco, redondo e
fofinho.
Todos os dias, Vivinho ia para a escola com seus irmãos.
Aprendia a pular, aprendia a correr. Os
coelhinhos foram
crescendo e chegou a hora de escolherem
uma profissão.
Os irmãos de Vivinho já tinham resolvido:
- Eu vou ser coelho da Páscoa, como meu
avô!
- Eu vou ser coelho da Páscoa, como o meu
bisavô!
E todos queriam ser coelhos da Páscoa como
o trisavô,
o tataravô, como todos os seus avós.
Só Vivinho não dizia nada. Os pais
perguntavam, os irmãos indagavam:
- E você, Vivinho? E você?
- Bom - dizia Vivinho - Eu não sei o que
quero. Mas sei que não quero
ser coelho da Páscoa.
O pai de Vivinho se espantou, a mãe se
escandalizou:
-Ooooohhhh!!!
Texto adaptado: Ruth Rocha

2) Responder:
a) Como Vivinho era?
b) O que Vivinho aprendia na
escola?c) Qual profissão que os irmãos de Vivinho escolheram?
d) Qual a reação dos pais de Vivinho ao saberem que ele
não queria ser coelho da Páscoa?
e) Você concorda com a decisão de Vivinho? Por quê?
f) Qual a autora do texto?
g) Qual o título do texto?
h) Quantos parágrafos tem o texto?
3) Retirar do texto:
a) 2 palavras no diminutivo:
b) 2 substantivos comuns:c) 1 substantivo próprio:
d) 2 palavras no plural:
e) 1 frase exclamativa:
f) 1 frase interrogativa:
g) 1 frase afirmativa:
4) Formar frases criativas com cada palavra:
Páscoa-
Coelho-Ovo-
Irmãos-
Branco-
MATEMÁTICA
1) Coloque o número correspondente:
a) CCXX- 220
b)
IX-c) XXII-
d) MD-
e) D-
f) M-
g) XXI-
h) CCC-
i) XX-
j) VIII-
2) Escreva por extenso:
a) 1.546-
b) 3.015-c) 560-
d) 800-
e) XXI-
f) VII-
g) XL-
h) XXIV-
i) 457-
j) 2.000-
3) Transforme os números naturais em números romanos:
a) 2-
b) 5-c) 10-
d) 20-
e) 12-
f) 15-
g) 1-
h) 30-
i) 22-
j) 7-
4) Responder:
a) O triplo de 18 ________
b) A metade de 100 ______c) 2 dezenas e 4 unidades _______
d) O dobro de 207 ________
e) O triplo de 130 ________
f) 1 dúzia ________
g) Meia dúzia ________
h) 1 dezena _________
i) O quádruplo de 10 _______
j) Metade de 52 ________
5) Faça a tabuada em seu caderno do 0,1,2,3,4 e 5:
Gravataí, 14 de abril de
2020
Hoje é terça-feira
Estudos Sociais:
ESTUDOS SOCIAIS
1) Copiar, ler e compreender. (Quando voltarmos, retomaremos)
SIGNIFICADO DA PALAVRA GRAVATAÍ
O nome da cidade tem origem numa espécie de bromélia,
conhecida como gravatá. Em tupi – guarani, Gravatahy
que significa rio (y) dos gravatás.

CARACTERÍSTICAS
Classificada como uma das cidades que mais cresce no Brasil,
Gravataí destaca-se no cenário econômico, combinando
crescimento e ampliação da qualidade de vida.
Tem três estradas estaduais e uma federal. Fica a 22 quilômetros
de Porto Alegre e 15 minutos do Aeroporto Internacional Salgado Filho.
PONTOS TURÍSTICOS
· Igreja Matriz Nossa Senhora dosAnjos
· Colégio Dom Feliciano
· Prédio da Prefeitura Municipal
· Capela Santa Cruz
· Museu Municipal Agostinho Martha
· Casarão dos Fonseca
MATEMÁTICA
RELEMBRANDO
Divisão exata:
1) Copie e leia com atenção:
· Para compreendermos a divisão,
vamos observar o exemplo abaixo:
- Leonardo está ajudando sua mãe a plantar sementes
de flor em vasos. Eles têm 12 sementes para dividir
igualmente entre 4 vasos.
OOO OOO OOO OOO
- Para dividir 12 por 4 e descobrir o número de sementes
que serão colocados em cada vaso,
Leonardo usou a TABUADA do 4.
Veja:
- Devo
procurar na tabuada do 4 uma multiplicação
com resultado igual a 12.
4x0= 0 *
4x1= 4
4x2= 8
4x3= 12
4x4= 16
4x5= 20
2) Arme e resolva as operações de divisão:
a) 22 : 2=
b) 32 : 4=c) 16 : 2=
d) 24 : 4=
e) 118 : 2=
3) Escreva os resultados das operações de divisão por extenso:
4) Escreva o que se pede:
a) É o sucessor de uma dúzia ________________
b) É o antecessor de 9+6
_______________c) É o sucessor de 6D + 9U ______________
d) É o sucessor de 8+6 ________________
e) É o antecessor de 41 ______________
f) É o antecessor de 121 + 180 _______________
g) É o sucessor de 899 ______________
h) É o antecessor de duas centenas _________
i) É o sucessor de 190 + 9 ___________
j) É o antecessor de 596 ____________
5) Desenhar os relógios com as seguintes horas:
a) 2h 30min.
b) 4h 45min.c) 12h
d) 17h 30min.
e) 22h
f) 14h 30min.
g) 20h
h) 18h 05min.
i) 7h 25min.
j) 13h 30min

6) Compor os numerais:
a) 3D +7U= 37
b) 5C + 2U=c) 1UM + 7U
d) 3UM + 8C + 2D=
e) 1D + 1U=
f) 2C + 9 D + 3U=
g) 8D=
h) 5UM=
i) 1C + 3U=
EDUCAÇÃO FÍSICA
Em sua casa, convide um responsável para fazer com você:
· Correr no lugar durante 40 segundos, descansar e correr novamente.
· 10 pulos com o pé direito.
· 10 pulos com o pé esquerdo.
· 10 polichinelos, descansa, mais 10 polichinelos.
· E agora crie mais exercícios com seus familiares.
Clica aqui e vê algumas sugestões.
Gravataí, 15de abril de 2020.
Hoje é quarta-feira.
1) Copiar, ler e compreender.
(Quando voltarmos, retomaremos).
OS ALIMENTOS:
Uma alimentação é boa quando
proporciona ao organismo
todas as substâncias de que ele necessita.
Os alimentos classificam-se em
três grupos: CONSTRUTORES, ENERGÉTICOS E REGULADORES.
CONSTRUTORES - Alimentos ricos em proteína. Têm a função de
fornecer matéria para construir o corpo, formando ossos, músculos,
sangue, pele, cabelo, etc...
Exemplo: carnes, ovos, leites e seus derivados, feijão, ervilha, soja, etc...

REGULADORES - Alimentos ricos em vitaminas e sais minerais. Ajudam no bom funcionamento do organismo, a fim de evitar as doenças. Regulam as funções do organismo.
Exemplo: sal de cozinha, peixe, leite, couve, amendoim, etc...
ENERGÉTICOS - Alimentos ricos em energia. Têm a função de fornecer ao corpo gorduras, açúcares e amido.
Exemplo: pães, frutas, arroz, feijão, batata, doces, etc...
· Uma alimentação equilibrada é a melhor forma de obter vitaminas e outras substâncias necessárias ao corpo. Uma boa alimentação proporciona ao organismo todas as substâncias que ele necessita.
· AS GORDURAS – São encontradas na banha de porco, no leite, na manteiga, no queijo, na margarina, no abacate, etc.
· OS AÇÚCARES – São encontrados nas frutas, nos cereais, na cana de açúcar, na beterraba, etc.
· O AMIDO – É encontrado nos cereais, na batata, na mandioca, no milho, etc...
PORTUGUÊS
1) Ler com atenção o livro CADÊ TODO MUNDO.
É só clicar no link acima.

(Esse é um momento ótimo para seu responsável
LER o livro com você, se possível)
2) Responder de acordo com o livro:
a) Qual o nome da história?
b) Qual o nome da autora?
c) A quem a autora do livro dedica essa história?
d) Por que o coelhinho Zezé não encontra ninguém na rua?
e) Escreva o que você aprendeu com essa história.
f) Qual foi a explicação da coruja ao ver o coelhinho Zezé chorando?
g) Escreva o nome de todos os amigos do coelhinho Zezé.
3) Faça um desenho em seu caderno sobre o livro.
4) Dê dois adjetivos para cada palavra:
a) Mundo-
b) Coelho-
c) Escola-
d) Criançada-
e) Professora-
f) Gato-
g) Pessoa-
h) Rato-
i) Cachorro-
j) Coruja-
k) Janela-
l) Casa-

5) Copie as palavras da atividade 4 e passe para o plural.
a)
b)
c)
d)
e)
f)
g)
h)
i)
j)
k)
l)
6) Retire da história:
a) Todas as palavras com “ç”
b) Todas as palavras com “ss”
c) Todas as palavras com “lh”
d) Todas as palavras com “rr”
Gravataí,16 de abril de 2020.
Hoje é quinta – feira.
ARTES1) Faça um desenho sobre “a Páscoa do seus sonhos” e pinte. (Em uma folha de ofício para entregar quando retornarmos)
MATEMÁTICA
1) Resolva as histórias matemáticas:
a) Um menino comprou 1 dezena de pirulitos. Deu 3 para seu irmão.
Com quantos pirulitos ele ficou?
R--
-
b) Na sala de aula de João tem 32 meninas e o dobro de meninos. Quantos alunos tem na sala de João?
R-
-
-
-
c) Papai comprou 2 dúzias de laranjaS. Já comemos 9 laranjas. Quantos laranjas ainda restam?
R-
-
-
d) Minha prima tem 35 livros. Eu tenho o triplo dela. Quantos livros eu tenho?
R-
-
-
e) Uma doceira vende bombons em caixa. Em cada caixa cabem 18 bombons. Quantos bombons ela precisará para completar 4 caixas?
R-
-
-
f) Minha turma fez 40 lembrancinhas para distribuir em 4 turmas. Quantas lembrancinhas cada turma receberá?
R-
-
-
-
g) Tenho 11 anos. Meu pai tem o triplo da minha idade, e minha avó tem o dobro do meu pai. Quantos anos temos os três juntos?
R-
-
-
-
2) Marque um x no local correto, se é par ou ímpar:
Número Par Ímpar
20045
28
99
800
406
309
902
584
145
3) Arme e efetue as operações:
a) 435 + 449=
b) 344 + 301=c) 526 + 334=
d) 264 + 035=
e) 083 + 375=
f) 197 + 224=
g) 600 – 114=
h) 867 – 341=
i) 284 – 125=
j) 472 – 035=
k) 204 – 134=
l) 536 – 218=
m) 125 x 2=
n) 123 x 3=
o) 132 x 4=
p) 131 x 5=
q) 45 : 5=
r) 28 : 4=
s) 15 : 3=
t) 16 : 2=

4) Copie os resultados da atividade 3 e escreva por extenso:
(Peça para seu responsável conferir o resultado das suas
operações, para sua escrita ficar correta)
Gravataí,17 de abril de 2020.
Hoje é sexta – feira.
ENSINO RELIGIOSO1) Copie e leia com muita atenção:
(Quando retornarmos, retomaremos).
PÁSCOA: Significa a esperança e a renovação. A ressurreição de Cristo, um dia de festa e muita alegria. A Páscoa é considerada uma das comemorações Cristãs mais importantes.
OS SÍMBOLOS DA PÁSCOA
O Coelho: simboliza fertilidade e a esperança da vida nova.

O Ovo: vida que irá nascer.

Vela: representa a luz do mundo.
Colomba Pascal: criado na Itália, é um pão doce em formato de pomba, que simboliza a paz.
Peixe: É um símbolo Cristão que simboliza a vida.
PORTUGUÊS
1) Copie e leia o texto com atenção:
A natureza
A
natureza nos fornece muitas coisas importantes e essenciais para nossa
sobrevivência.
Ela
disponibiliza, por exemplo, a água que bebemos, e nos fornece a terra para
plantarmos as frutas, os legumes e as verduras que comemos.
Além
disso, são muitas as suas belezas.
Você
já reparou em como há lugares lindos de se ver?
São
cachoeiras, florestas, lagos, montanhas e muitos outros locais. É mesmo uma
maravilha!
Pena
que muitas pessoas têm se esquecido de que precisamos cuidar de nosso planeta
para que ele continue cuidando de nós. Concorda?


a) Circule no texto os sinais de pontuação que finalizam as frases.
b) Quais sinais de pontuação você encontrou no final das frases?
_
_
c) Quais coisas importantes a natureza nos fornece?
_
_
d) Quais as belezas da natureza?
_
_
e) O que você diria para às pessoas que não têm cuidado do nosso planeta?
_
_
_
3) Separe as sílabas, diga o número e classifique as palavras:
a) Natureza- Na- tu- re- za-4- polissílaba
b) Importantes-c) Água-
d) Ver-
e) Belezas-
f) Lindos-
g) Maravilha-
h) Nós-
i) Lindos-
j) Pessoas-
k) Concorda-
l) Planeta-
4) Escolha 6 palavras da atividade 3 e forme uma frase criativa com cada uma delas:
_
_
_
_
_
_
EDUCAÇÃO FÍSICA
Coloque uma linha no chão (aproximadamente 3 metros), caminhe por cima dela, vá e volte quantas vezes quiser.
Carrinho de mão: coloque suas mãos ao chão e peça para alguém pegar nos seus pés. Ande como um carrinho de mão. Depois troque com a pessoa que está com você, se possível.
Então,galerinha!
Finalizamos mais uma semana de estudos.
Se ficarem em dúvida em alguma atividade,
marquem com asterisco, porque na volta retomaremos.
ACREDITO EM VOCÊS!
SAUDADES!
PRÔ: GRAZI