ATIVIDADES/TURMA 52/ TARDE/ PROFª FERNANDA
Fazer as atividades da semana no caderno.
Matemática.
Resolver com atenção as operações.
5787 – 1100 _________ x 4 = __________
2800 x 8 _____________: 4 = ____________
483 x 9 ____________ - 209 = ____________
678 + 394 ____________ x 2 = ______________
709 x 4 _______________ - 1500 = _____________
Nomes dos Termos das Operações
Armar, efetuar e escrever os nomes dos termos dos números:
9741 – 2387 =
2741 x 8 =
7480 – 539 =
983 x 9 =
2738 + 499 =
1487 : 3 =
1744 + 89 + 26 =
74682 : 6 =
Educação Física.
Vamos lá!
Corra sem sair do lugar por 5 minutos; (Se não conseguir, não tem problema. Pode fazer menos, mas se esforce!)
Pule para a direita e depois para a esquerda, faça 8 para cada lado;
Faça 15 polichinelos.
Agora convide alguém da família e vamos brincar um pouco.
Pegue 2 sacolas, cada um irá encher e dar um nó. Ela ficará como se fosse uma bola. Em seguida vocês irão jogar para cima, nesta hora cada um terá que pegar a sacola do outro. Pegou a sacola, jogue novamente para cima. Não pode deixar a sacola cair no chão. Quem conseguir segurar a sacola ganha a brincadeira e pode convidar outra pessoa da família para continuar.
Geografia
Completar as frases com as palavras do quadro. (todas as atividades serão corrigidas).
Olhando para o ________ à noite, podemos ver a _______ e muitos pontos brilhantes, que são os ___________.
Os __________ que têm luz própria são as ____________.
Os __________ que não têm luz própria são os ___________ . Eles recebem a luz que vem das _____________.
No céu existem __________ que giram em volta de _____________ que são os _____________.
A _____ é o __________ natural da Terra.
A ________ é um ___________ que faz parte do ______________.
Movimentos da terra
Rotação: é o movimento que a terra faz ao redor de si mesma e dura 24 horas. Da origem ao dia e a noite.
Translação: é o movimento que a terra faz ao redor do sol. Esse movimento dura 365 dias e 6 horas. Da origem ao ano e as quatro estações (verão, outono, inverno e primavera). De 4 em 4 anos, temos o ano bissexto, que é um ano com 366 dias, no qual fevereiro tem 29 dias. Soma-se essas 6 horas a mais, e em 4 anos elas formarão 24 horas, ou seja, um dia a mais no nosso calendário.
O caminho que a terra percorre em torno do sol chama-se Órbita.
A terra gira sempre inclinada. Dizemos que o eixo da terra é inclinado.
Rotação Translação
Após copiar o texto no caderno, faça o desenho dos movimentos de rotação e translação.
Copiar no caderno a atividade abaixo com a frase e a resposta do completar.
Língua Portuguesa
Tipos de frases.
Declarativas: são usadas para informar, opinar, definir, relatar. Elas podem ser:
Afirmativas.
Exemplo: O telejornal começou mais cedo.
Negativas.
Exemplo: Hoje, não está chovendo.
Interrogativas: são usadas para fazer perguntas.
Exemplos: O que aconteceu?
Quando você chegou?
Exclamativas: são usadas para espanto, admiração, surpresa.
Exemplos: Você veio!
Não acredito no que aconteceu!
Imperativas: são usadas para uma ordem, conselho ou solicitação.
Exemplos: Devolva os livros a biblioteca.
Não deixe de fazer a tarefa.
Classifique as frases:
Como você está se sentindo? _________________
Hoje o dia está magnífico! _________________
Não estamos nos entendendo. _________________
Feche a porta, por favor. __________________
A turma 51 é ótima! ____________________
Ano que vem, não estaremos mais nesta escola. ____________________
Retire da atividade anterior o que se pede:
2 adjetivos:
2 substantivos comuns:
2 palavras polissílabas:
2 palavras acentuadas:
Relembrando a sílaba tônica.
Café – a sílaba tônica é a última da palavra, chamamos de oxítona.
Garrafa – a sílaba tônica é a penúltima das palavras, chamamos de paroxítona.
Rápido – a sílaba tônica é a antepenúltima da palavra, chamamos de proparoxítona.
Sublinhar a sílaba tônica das palavras e classifique:
borboleta - lápis –
armário - fé –
leite - relâmpago –
estudioso - roleta –
alfinete - hipopótamo –
profissão - matemática –
Gravataí - belo –
Retire da atividade anterior. (sílaba tônica).
1 palavra monossílaba:
3 palavras dissílabas:
2 palavras trissílabas:
2 palavras polissílabas:
1 substantivo comum e 1 próprio:
2 adjetivos:
História
Ler e copiar o poema no caderno e após seguir a legenda.
Siga a legenda e vamos colorir:
Azul: dia em que a esquadra saiu de Portugal.
Verde: primeiro nome do Brasil dado pelos portugueses.
Amarelo: segundo nome do Brasil dado pelos portugueses.
Laranja: rei de Portugal na época do descobrimento.
Marrom: habitantes do Brasil antes dos portugueses.
Rosa: quantidade de navios da esquadra do descobrimento.
Primeiros escritos no Brasil.
Escrivão na frota de Pedro Álvares Cabral, Pero Vaz de Caminha enviou para o rei Dom Manuel para comunicar-lhe o descobrimento das novas terras e as primeiras impressões. Datadas de Porto Seguro no dia 1ª de maio de 1500, foi levada a Portugal por Gaspar, comandante do navio de mantimentos da frota. Leia alguns trechos:
Responder:
No geral, o que descreve a carta?
O que o escrivão fala sobre a terra?
Como ele descreve a carta que fala dos indígenas?
Na sua opinião, o Brasil foi descoberto? Justifique sua resposta.
Matemática
Classes e Ordens.
De acordo com o número 974.381.262 responda:
Quantos algarismos o numeral possui?
Quantas classes?
Qual o algarismo da centena de milhar? _____ E quantas unidades ele vale?
Quantas ordens?
Qual algarismo representa a 7ª ordem? ____ E quantas unidades ele vale?
Decomponho os números conforme o exemplo.
698.105 = 600.000 + 90.000 + 8.000 + 100 + 5.
3.785.079 =
28.607.312 =
97.481.318 =
128.903 =
Compor os numerais.
7 unidades de milhão, 5 centenas de milhar, 4 dezenas de milhar, 1 unidade de milhar, 8 centenas, 3 dezenas e 2 unidades. ________________________
4 unidades de milhar e 3 centenas. ________________
9 dezenas de milhar e 5 unidades. ___________________
1 unidade de milhão e 8 dezenas. ___________________
Armar e efetuar as divisões. (divisões não exatas).
98 : 8 = 354 : 8 =
6143 : 8 = 8025 : 8 =
3209 : 8 = 1709 : 8 =
2302 : 8 = 9260 : 8 =
5324 : 8 = 7014 : 8 =
4093 : 8 = 1629 : 5 =
2489 : 6 = 2180 : 7 =
Vamos construir um jogo para fazer desafios com a família das 4 operações? Primeiro você fará um tabuleiro. Vou fazer abaixo e você pode fazer a mão ou em uma folha mais resistente. Irá precisar de 4 colunas.
Depois vocês farão 4 fichas de papel com os símbolos das operações:
+ - x :
Logo após, farão fichas de papel com os números que irei colocar na sequência, uma ficha para cada número:
0 1 2 3 4 5 8 10 12 15 16 18 20 30 32 48 81 125 200
Como vamos jogar?
É assim, dá para jogar com dois participantes ou podem fazer duplas.
Colocar o tabuleiro no meio e próximo as fichas das operações e números. Um fará a pergunta e o outro irá responder,depois troca. Exemplo: nós vamos jogar por linhas, vou olhar e ver a combinação que é 4. Vou colocar no final o resultado somente e quem irá responder terá que ver o número e responder qual operação usei ( + - x : ) vou fazer aqui embaixo e fazer outro exemplo.
E assim vocês podem criar várias opções para jogar. Fique atento e boa sorte! Vocês também podem entrar num acordo e fazer uma pontuação.
Produções Interativas
Um novo Componente Curricular aparecerá em suas aulas. PRODUÇÕES INTERATIVAS.
Colocar em uma pastinha todas as atividades que você construir para este Componente ou Disciplina.
⬂Pesquise uma notícia que ocorreu esta semana e a escreva como se você fosse contá-la para alguém. Você deve abordar a informação que mais chamou sua atenção.
Bom trabalho!