ATIVIDADES/TURMA 52/ TARDE/ PROFª FERNANDA

RAPUNZEL - ENROLADOS (png) | Disney rapunzel, Rapunzel, Flynn rider

ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL IRMÃ CLÉSSIA

NOME: _______________________________________TURMA: ___________

PROFESSORA: ________________________________ DATA: 08/06/2020



Fazer as atividades da semana no caderno.

Matemática.

Resolver com atenção as operações.

5787 – 1100 _________ x 4 = __________

2800 x 8 _____________: 4 = ____________ 

483 x 9 ____________ - 209 = ____________

678 + 394 ____________ x 2 = ______________

709 x 4 _______________ - 1500 = _____________


Nomes dos Termos das Operações

Operações: termos da adição, subtração, multiplicação e divisão ... 

Armar, efetuar e escrever os nomes dos termos dos números:

9741 – 2387 =

2741 x 8 =

7480 – 539

983 x 9 = 

2738 + 499

1487 : 3

1744 + 89 + 26 =

74682 : 6 =


Educação Física. 

Vamos lá! 

Corra sem sair do lugar por 5 minutos; (Se não conseguir, não tem problema. Pode fazer menos, mas se esforce!) 

Pule para a direita e depois para a esquerda, faça 8 para cada lado;

Faça 15 polichinelos.

Agora convide alguém da família e vamos brincar um pouco.

Pegue 2 sacolas, cada um irá encher e dar um nó. Ela ficará como se fosse uma bola. Em seguida vocês irão jogar para cima, nesta hora cada um terá que pegar a sacola do outro. Pegou a sacola, jogue novamente para cima. Não pode deixar a sacola cair no chão. Quem conseguir segurar a sacola ganha a brincadeira e pode convidar outra pessoa da família para continuar. 

Dois meninos jogando balões, Papua-Nova Guiné Child Icon Wiki ... 

Geografia

Completar as frases com as palavras do quadro. (todas as atividades serão corrigidas). 

Planetas         espaço        astros       estrelas                lua  

Céu        satélites         universo       terra 


Olhando para o ________ à noite, podemos ver a _______ e muitos pontos brilhantes, que são os ___________. 

Os __________ que têm luz própria são as ____________.

Os __________ que não têm luz própria são os ___________ . Eles recebem a luz que vem das _____________. 

No céu existem __________ que giram em volta de _____________ que são os _____________. 

A _____ é o __________ natural da Terra. 

A ________ é um ___________ que faz parte do ______________. 

 

Movimentos da terra

Rotação: é o movimento que a terra faz ao redor de si mesma e dura 24 horas. Da origem ao dia e a noite.

Translação: é o movimento que a terra faz ao redor do sol. Esse movimento dura 365 dias e 6 horas. Da origem ao ano e as quatro estações (verão, outono, inverno e primavera). De 4 em 4 anos, temos o ano bissexto, que é um ano com 366 dias, no qual fevereiro tem 29 dias. Soma-se essas 6 horas a mais, e em 4 anos elas formarão 24 horas, ou seja, um dia a mais no nosso calendário. 

O caminho que a terra percorre em torno do sol chama-se Órbita. 

A terra gira sempre inclinada. Dizemos que o eixo da terra é inclinado. 

Rotação                                 Translação                                         

Os movimentos da Terra - Nossa CiênciaMovimento de translação: o que é, consequências - Escola Kids 

Após copiar o texto no caderno, faça o desenho dos movimentos de rotação e translação.

Copiar no caderno a atividade abaixo com a frase e a resposta do completar.

Atividades sobre o Movimento de Rotação e Translação


ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL IRMÃ CLÉSSIA

NOME: _______________________________________TURMA: ___________

PROFESSORA: ________________________________ DATA: 09/06/2020



Língua Portuguesa 

Tipos de frases. 

Declarativas: são usadas para informar, opinar, definir, relatar. Elas podem ser:

Afirmativas. 

Exemplo: O telejornal começou mais cedo.

Negativas.

Exemplo: Hoje, não está chovendo. 

Interrogativas: são usadas para fazer perguntas.

Exemplos: O que aconteceu?

Quando você chegou?

Exclamativas: são usadas para espanto, admiração, surpresa. 

Exemplos: Você veio!

Não acredito no que aconteceu!

Imperativas: são usadas para uma ordem, conselho ou solicitação.

Exemplos: Devolva os livros a biblioteca.

Não deixe de fazer a tarefa. 


Classifique as frases:


Como você está se sentindo? _________________

Hoje o dia está magnífico! _________________

Não estamos nos entendendo. _________________

Feche a porta, por favor. __________________

A turma 51 é ótima! ____________________

Ano que vem, não estaremos mais nesta escola. ____________________



Retire da atividade anterior o que se pede:

2 adjetivos: 

2 substantivos comuns: 

2 palavras polissílabas:

2 palavras acentuadas:


Relembrando a sílaba tônica. 

Ca – a sílaba tônica é a última da palavra, chamamos de oxítona.

Garrafa – a sílaba tônica é a penúltima das palavras, chamamos de paroxítona. 

pido – a sílaba tônica é a antepenúltima da palavra, chamamos de proparoxítona. 


Sublinhar a sílaba tônica das palavras e classifique: 

borboleta -                                                        lápis – 

armário -                                                          fé – 

leite -                                                               relâmpago – 

estudioso -                                                       roleta – 

alfinete -                                                         hipopótamo – 

profissão -                                                       matemática – 

Gravataí -                                                        belo – 


Retire da atividade anterior. (sílaba tônica). 

1 palavra monossílaba:

3 palavras dissílabas:

2 palavras trissílabas:

2 palavras polissílabas:

1 substantivo comum e 1 próprio:

2 adjetivos: 



História

Ler e copiar o poema no caderno e após seguir a legenda. 

Blog Professor Zezinho : 22 DE ABRIL DIA DO DESCOBRIMENTO DO ... 


Siga a legenda e vamos colorir:

Azul: dia em que a esquadra saiu de Portugal.

Verde: primeiro nome do Brasil dado pelos portugueses. 

Amarelo: segundo nome do Brasil dado pelos portugueses. 

Laranja: rei de Portugal na época do descobrimento. 

Marrom: habitantes do Brasil antes dos portugueses. 

Rosa: quantidade de navios da esquadra do descobrimento. 


Primeiros escritos no Brasil.

Escrivão na frota de Pedro Álvares Cabral, Pero Vaz de Caminha enviou para o rei Dom Manuel para comunicar-lhe o descobrimento das novas terras e as primeiras impressões. Datadas de Porto Seguro no dia 1ª de maio de 1500, foi levada a Portugal por Gaspar, comandante do navio de mantimentos da frota. Leia alguns trechos: 

ATIVIDADES E DESENHOS: HISTÓRIA 5° ANO ATIVIDADES PARA IMPRIMIR III 

Responder:

No geral, o que descreve a carta?

O que o escrivão fala sobre a terra?

Como ele descreve a carta que fala dos indígenas?

Na sua opinião, o Brasil foi descoberto? Justifique sua resposta. 


ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL IRMÃ CLÉSSIA

NOME: _______________________________________TURMA: ___________

PROFESSORA: ________________________________ DATA: 10/06/2020



Matemática

Classes e Ordens. 

Conhecendo a Ordem dos Números - Escola Kids

De acordo com o número 974.381.262 responda:

Quantos algarismos o numeral possui?

Quantas classes?

Qual o algarismo da centena de milhar? _____ E quantas unidades ele vale?

Quantas ordens? 

Qual algarismo representa a 7ª ordem? ____ E quantas unidades ele vale? 


Decomponho os números conforme o exemplo.

698.105 = 600.000 + 90.000 + 8.000 + 100 + 5. 

3.785.079 =

28.607.312 =

97.481.318 =

128.903 =


Compor os numerais.

7 unidades de milhão, 5 centenas de milhar, 4 dezenas de milhar, 1 unidade de milhar, 8 centenas, 3 dezenas e 2 unidades. ________________________

4 unidades de milhar e 3 centenas. ________________

9 dezenas de milhar e 5 unidades. ___________________

1 unidade de milhão e 8 dezenas. ___________________


Armar e efetuar as divisões. (divisões não exatas). 

98 : 8 =                                         354 : 8 = 

6143 : 8 =                                     8025 : 8 = 

3209 : 8 =                                      1709 : 8 =

2302 : 8 =                                      9260 : 8 = 

5324 : 8 =                                      7014 : 8 = 

4093 : 8 =                                      1629 : 5 =

2489 : 6 =                                       2180 : 7 = 


Vamos construir um jogo para fazer desafios com a família das 4 operações? Primeiro você fará um tabuleiro. Vou fazer abaixo e você pode fazer a mão ou em uma folha mais resistente. Irá precisar de 4 colunas.

4


4


5


3


12


4


25


5


20


10


8


4


9


9



Depois vocês farão 4 fichas de papel com os símbolos das operações:

+   - x : 

Logo após, farão fichas de papel com os números que irei colocar na sequência, uma ficha para cada número:

0  1  2  3  4  5  8  10  12  15  16  18  20  30  32  48  81  125 200 

Como vamos jogar?

É assim, dá para jogar com dois participantes ou podem fazer duplas.

Colocar o tabuleiro no meio e próximo as fichas das operações e números. Um fará a pergunta e o outro irá responder,depois troca. Exemplo: nós vamos jogar por linhas, vou olhar e ver a combinação que é 4. Vou colocar no final o resultado somente e quem irá responder terá que ver o número e responder qual operação usei ( + - x : ) vou fazer aqui embaixo e fazer outro exemplo.

4

x

4

16

5

+

3

8

E assim vocês podem criar várias opções para jogar. Fique atento e boa sorte! Vocês também podem entrar num acordo e fazer uma pontuação.



Produções Interativas
Cantinho Especial: 07/24Cantinho Especial: 07/24Cantinho Especial: 07/24Cantinho Especial: 07/24Cantinho Especial: 07/24Cantinho Especial: 07/24

Um novo Componente Curricular aparecerá em suas aulas. PRODUÇÕES INTERATIVAS.

Colocar em uma pastinha todas as atividades que você construir para este Componente ou Disciplina.

⬂Pesquise uma notícia que ocorreu esta semana e a escreva como se você fosse contá-la para alguém. Você deve abordar a informação que mais chamou sua atenção.

 

                                                                                                                  Bom trabalho!

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