ATIVIDADES/TURMA 52/ TARDE/ PROFª FERNANDA
Olá, queridos(as) alunos(as)! A professora está com muita saudade de vocês.
Por enquanto, vamos manter contato por aqui.
Faça todas as atividades e cuide da sua saúde, juntamente com sua família.
Beijos! Professora Fernanda.
NOME: _______________________________________TURMA: ___________
PROFESSORA: ________________________________ DATA: 01/04/2020
|
Língua Portuguesa.
· 1- Ler e copiar o texto e as perguntas no caderno.
Ciências.
· Observe o desenho. E depois responda as perguntas no caderno.
O que a Magali está fazendo?
Quais os hábitos de higiene você pratica durante o dia?
Experiência:
Material: 2 pratos
(se for branco ou claro o fundo, melhor ou pode ser pote ou bacia).
Orégano, água e sabão.
Como fazer: 1 prato você colocará água e orégano, no outro prato, água e sabão.
Após você irá mergulhar o dedo na água com sabão e depois no orégano.
O que aconteceu? Registre no caderno.
Matemática.
· Faça as adições no caderno.
NOME: _______________________________________TURMA: ___________
PROFESSORA: ________________________________ DATA: 02/04/2020
|
Geografia.
· Ler o texto e copiar as perguntas no caderno.
Um biscoito centenário
O que você faria com R$ 3.500 reais? Um colecionador anônimo resolveu gastar este dinheiro comprando um biscoito. Isso mesmo, um só. A bolachinha pertencia ao explorador Emest Shackleton, que a levou em sua exploração à Antártica de 1907 a 1909. Com mais de cem anos, o biscoito foi arrematado por 1.250 libras. Este faz parte de vários outros biscoitos que Shackleton levou ao Polo Sul.
Fabricado especialmente pela empresa britânica Palmers, estes biscoitos tinham uma consistência maior devido ao acréscimo de proteínas de leite para fornecer a energia necessária ao grupo durante sua missão pois lá faz muito frio. Em momento particularmente difícil de expedição os pesquisadores tiveram que se conformar com o racionamento de comida para não morrer de fome. Shackleton cedeu sua parte a um companheiro que, em seguida, escreveu em seu diário “Estes biscoitos valiam todos os tesouros”. O biscoito, que até agora pertencia a um colecionador particular, foi achado num campo base de expedição.
(Jornal Folha de São Paulo – 30/09/2011).
· Este texto tem como objetivo:
( ) Informar. ( ) Divertir. ( ) Dar um ensinamento.
· O texto mostra que este biscoito tinha uma consistência maior. Qual era o objetivo deste fato?
· O que o companheiro de Shackleton quis dizer com: “Este biscoito valia todos os tesouros”.
· Agora é com você. Escreva no caderno algum lugar que conheceu e nos conte um fato ou uma curiosidade.
Ortografia.
· As próximas atividades deveráo copiar no caderno de Português.
Procure no dicionário o significado das palavras:
colecionador –
anônimo –
arrematado –
proteínas –
expedição –
Educação Física.
· Desafio: você convidará uma pessoa da família ou mais para brincar.
Irá precisar de uma corda ou um pedaço de linha.
Funciona assim: a pessoa que for brincar com você fala em voz alta uma palavra e você terá que trilhar, pular e soletrar a palavra toda sem errar. Certo! Vamos lá você consegue! Se quiser pode gravar um vídeo e compartilhar na sua rede social e marcar no facebook da escola.
Matemática.
· Observar o gráfico e responder no caderno.
NOME: _______________________________________TURMA: ___________
PROFESSORA: ________________________________ DATA: 03/04/2020
|
Produção textual.
· Ver a imagem abaixo e fazer uma produção textual no caderno de Português. Não esquecer de colocar título, autor, no mínimo 3 parágrafos. A história tem início, meio e fim. Solte toda sua criatividade!
Artes.
· Vamos ajudar o meio ambiente?
Você vai precisar de rolo de papel higiênico, folhas coloridas, durex, adesivos, lápis de cor. Pode estar recortando de revistas ou jornais algumas imagens e tudo que sua criatividade mandar.
Vamos fazer um porta lápis para ficar tudo bem organizado. Se tiver um pedaço de papelão ou um pedaço de garrafa pet pode estar colocando e fazendo um fundo para fechar. Vou colocar um exemplo.
Matemática.
· Resolva as multiplicações e faça a prova real no caderno.
História.
· Leia a frase abaixo.
“O que fica guardado em nossa memória não é a noção do tempo em si, mas a intensidade com que vivenciamos um ou outro instante”. Tiago Pessoa.
Com o coronavírus estamos ficando em casa na companhia da família. Sei que muitas vezes não é fácil ficar afastados dos amigos, da escola e de brincar na rua. Mas se faz necessário e muito importante cuidar da saúde de todos.
Então vamos aproveitar nosso tempo junto com a família. Você irá ser repórter por um dia.
· Crie no caderno 5 perguntas para sua família e escreva as respostas.
Exemplos: Como foi sua infância? O que mais gostava de brincar? Qual seu passeio favorito? Qual foi o presente que mais marcou? O que gostava e não gostava de comer? Você era um bom aluno? Quais as lembranças que tem da escola? Qual a disciplina que mais gostava?
· Depois dos registros faça um mural de fotos com sua família registrando todos os momentos. E não esqueça de dizer sempre eu temo e sou muito feliz ao lado de vocês!!!!
NOME: _______________________________________TURMA: ___________
PROFESSORA: ________________________________ DATA: 06/04/2020
|
Matemática.
· Resolva as subtrações no caderno.
· Escreva por extenso os resultados das subtrações.
Ciências.
· Vamos cuidar do nosso meio ambiente. Com base na tirinha responda em seu caderno como podemos ajudar o meio ambiente?
Ortografia.
· Copiar para o caderno as palavras que formou e o completar.
NOME: _______________________________________TURMA: ___________
PROFESSORA: ________________________________ DATA: 07/04/2020
|
História.
· Com base no texto “E os portugueses chegaram ao Brasil” copie e responda no caderno.
Marcar as respostas corretas.
a) Os navegadores portugueses desenvolviam um intenso comércio com terras distantes. Qual a principal terra onde esse comércio era feito?
( ) Espanha ( ) Brasil
( ) Índia ( ) África
b) O que os portugueses fizeram para chegar mais facilmente ás Índias?
( ) Organizaram embarcações mais rápidas.
( ) Reduziram o número de caravelas.
( ) Investiram em uma rota alternativa.
( ) Levaram poucos tripulantes.
c) O que aconteceu aos portugueses quando eles estavam procurando uma via de atravessar o Oceano Atlântico?
( ) Passaram por perigos. ( ) Houve uma tempestade.
( ) Várias caravelas naufragaram. ( ) Acabaram chegando ao Brasil.
· Ache no caça palavras o que está sublinhado no texto.
Leitura.
· Você irá escolher um livro para ler e depois fará uma ficha de leitura. Quando retornarmos para aula cada um irá apresentar sua leitura para os colegas.
Ficha de leitura.
Nome do livro.
| |
Autor.
| |
Resumo (o que conta a história).
| |
Citação.
|
Citação: aqui vocês irão tirar frases do livro que chamaram sua atenção. Não esqueça de colocar ao final a página do livro que consta a frase. Boa leitura!
Educação Física.
· Quem é bom de mira?
Chama a família e vamos nos divertir um pouco.
Você vai precisar de 3 baldes ou bacias ou potes. A brincadeira funciona assim em cada balde irá um número diferente por exemplo: 50, 5, 75. Estes serão os pontos a serem marcados. Depois é só colocar os baldes em um lugar mantendo uma distância de quem irá jogar a bolinha. Dica: você pode afastar os baldes ou colocar em uma escada, também pode somar os pontos, dividir ou multiplicar.
Matemática.
· Copiar e fazer a divisão no caderno.
a) 672 : 6 =
b) 357 : 7 =
c) 102 : 6 =
d) 364 : 7 =
e) 756 : 6 =
f) 4325 : 5 =
g) 1235 : 5 =
h) 1672 : 8 =
i) 6072 : 8 =
j) 2871 : 9 =
k) 5922 : 9 =
l) 68112 : 9 =
m) 37208 : 8 =
n) 47313 : 7 =
o) 27516 : 6 =
NOME: _______________________________________TURMA: ___________
PROFESSORA: ________________________________ DATA: 08/04/2020
|
Geografia.
· Copiar o texto no caderno.
Os planetas do sistema solar.
Mercúrio: é o planeta que está mais próximo do sol.
Vênus: é o segundo planeta em distância a partir do sol. Depois da lua Vênus é o segundo astro mais brilhante no céu durante a noite.
Terra: é o terceiro planeta do sistema solar. Pelo que se sabe até hoje, a Terra é o único planeta que possui vida.
Marte: é o quarto planeta do sistema solar. Conhecido também, como planeta vermelho, pois a noite reflete um brilho avermelhado.
Júpiter: é o quinto planeta é o maior dos planetas.
Saturno: é o sexto planeta, e o segundo em tamanho. Saturno possui um conjunto de anéis girando ao seu redor, que é visível aqui na terra com o uso do telescópio.
Urano: é o sétimo planeta e o terceiro em tamanho.
Netuno: é o último planeta do sistema solar e por isso o mais distante do sol.
· Faça o desenho no caderno do sistema solar.
· Ache os planetas na cruzadinha abaixo.
Ortografia.
· Escrever no caderno 15 palavras para:
H M N S SS R RR L LH NH Ç X CH
· No caderno classificar as palavras da folha abaixo.
Matemática.
· Passe para o caderno as histórias matemáticas e resolva.
NOME: _______________________________________TURMA: ___________
PROFESSORA: ________________________________ DATA: 09/04/2020
|
Ensino Religioso.
· Leia o texto abaixo.
· A Páscoa se aproxima, vamos aprender com ela e fazer uma reflexão. Muito mais importante que ganhar chocolates ou guloseimas é estarmos juntos de pessoas que amamos compartilhando momentos de alegria, união e respeito. Juntos vamos fazer a diferença! Aproveitando que estamos em casa, a professora quer te fazer um pedido: você irá tirar toda a roupa e calçado que não serve mais ou que você não use (pode convidar toda a família para fazer o mesmo). Quando for liberado e nós voltarmos com nossa rotina, vocês, junto com a família, irão escolher alguém para doar. Se quiser, pode tirar foto para compartilhar.
“Que a doçura do chocolate não supere a doçura do seu coração.”
Matemática.
· Faça as multiplicações no caderno.
Língua Portuguesa.
· No caderno, escrever 20 frases bem elaboradas. Não esqueça da pontuação e faça um desenho para cada uma delas.
· Separar as sílabas das palavras abaixo no caderno.
Artes.
Assista o vídeo: Romero Britto, Artista Contemporâneo – Vida & Obra.
· Agora que você já conhece o artista escolha uma obra e faça uma releitura, não esqueça de levar para aula quando voltarmos iremos fazer uma exposição.